Mercado Pago anuncia assistente financeiro desenvolvido com inteligência artificial

País é o primeiro da América Latina a receber a funcionalidade, que será disponibilizada gradualmente para toda a base de clientes
Como parte da estratégia de aprimorar a experiência do cliente e ser um dos principais impulsionadores na democratização de serviços financeiros inovadores no País, o Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, anuncia o lançamento de “Assistente Pessoal” desenvolvido com inteligência artificial (IA). A novidade representa um marco no uso de IA no setor, permitindo que os usuários realizem, nessa primeira versão, mais de 60 funcionalidades do aplicativo de forma conversacional. Construído com tecnologia proprietária do Mercado Pago, o assistente permite que novas funcionalidades sejam agregadas continuamente.
A nova ferramenta é uma evolução do uso de IA já presente no aplicativo, que até então otimizava funções básicas como a sugestão de contatos para Pix, categorização de gastos e detecção de comportamentos atípicos. Agora, o Assistente Pessoal compreende linguagem natural e interage em tempo real, por texto ou voz, para executar tarefas cotidianas de forma fluida. Funções como consultas de saldo, pagamentos, transferências via Pix e a programação de depósitos nos Cofrinhos já podem ser realizadas por meio de um simples comando.
“Essa primeira versão do assistente foca em serviços de conveniência e agora que começa a ser disponibilizada para toda a base de usuários do Mercado Pago, vai evoluir rapidamente para serviços mais sofisticados, até se tornar o novo ‘gerente de banco’ de cada cliente, aprimorando o relacionamento e personalizando as interações e recomendações. Um atendimento de ponta disponível para todos, não somente para um segmento específico, como o de alta renda”, destaca André Chaves, vice-presidente sênior e líder do Mercado Pago no Brasil.
À medida que for disponibilizado para toda a base de usuários, o assistente irá ‘aprender’ de forma exponencial, conhecendo o comportamento de cada cliente para atuar realmente como um consultor financeiro pessoal. Com isso, ele poderá personalizar interações, sugerindo organização de orçamento, a criação de cofrinhos com base no perfil de gastos e objetivos do cliente e, em um futuro próximo, integrando outros serviços, como a como gerir saldos de diferentes contas bancárias, auxiliar os usuários a entender o seu score de crédito atual e automatizar as configurações de segurança da conta, como a habilidade de visualizar saldos e limites de transferências de acordo com o contexto do usuário – localização, horário, comportamento de uso do dispositivo, entre outros.
Mercado estratégico
O Brasil será o primeiro País da América Latina a ter acesso às novas funcionalidades, que estarão disponíveis para toda a base de forma gradual nos próximos meses. “O Brasil é um mercado estratégico na nossa operação e os clientes locais se mostram engajados na adoção de soluções inovadoras”, acrescenta Chaves.
Em 2024 o Grupo Mercado Livre investiu US$ 1,9 bilhão em inovação e desenvolvimento de produtos e, desde o início deste ano, o Mercado Pago já lançou mais de 15 produtos e funcionalidades, entre elas o novo layout do aplicativo, mais simples e intuitivo, os Cofrinhos, tanto para pessoas físicas quanto para empreendedores, o Pix Automático, o Tap to Pay para iOS, a emissão de Guia DAS MEI direto no app, entre outros. “Estamos em um momento de evolução contínua, ampliando o nosso portfólio e desenvolvendo soluções que realmente transformem a relação dos nossos clientes com o dinheiro”, conclui André Chaves.
Desenvolvido sob pilares sólidos de privacidade, segurança e conformidade regulatória, que garante que toda recomendação ou operação seja validada com rigor e transparência, a solução utiliza informações disponíveis sobre as atividades dos clientes na plataforma e segue padrões de autenticação, criptografia e validação de identidade.
O “Assistente Pessoal” não compartilha informações sensíveis com terceiros e nenhuma operação crítica é realizada sem a confirmação do cliente. Os dados não são utilizados para treinar modelos externos fora da plataforma, garantindo que permaneçam seguros, controlados e destinados exclusivamente a melhorar a experiência dentro do Mercado Pago.