Mulheres e jovens adultos são os que mais contratam planos de previdência para crianças

Faixa etária de 21 a 40 anos cresce de 12% para 19% e reforça a tendência de planejamento financeiro precoce
A Brasilprev, empresa de previdência privada da holding BB Seguros, observa uma mudança significativa no perfil dos responsáveis que investem no Plano de Previdência Privada Jr., voltado para crianças e adolescentes. Nos últimos cinco anos, as mulheres se consolidaram como a maioria na contratação desses planos, aumentando sua representatividade de 50% para 52%. Paralelamente, a participação de homens caiu de 50% para 48%.
Os avós também mantêm um papel de destaque, sendo responsáveis por 18% das adesões, porém, esse índice foi superado por pessoas na faixa de 21 a 40 anos, que cresceu de 12% para 19% entre 2020 e 2025. O movimento indica um engajamento crescente de adultos jovens na proteção financeira dos mais novos.
Essa tendência é reforçada por uma pesquisa recente da Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, divulgada em outubro deste ano: 53% dos pais brasileiros começam a conversar sobre finanças com seus filhos antes dos 8 anos de idade. Além disso, 41% acreditam que a educação financeira deve ser introduzida nos primeiros anos do ensino fundamental.
“Hoje, os responsáveis estão cada vez mais atentos à importância de garantir segurança financeira para as novas gerações, e é por isso que apostamos em produtos que atendem a todas as fases da vida, oferecendo soluções tanto para adultos quanto para crianças e jovens, permitindo realizar sonhos, proteger em momentos de emergência e construir um futuro financeiro sólido”, comenta Sandro Bonfim, head de Produtos.
Os objetivos de contratação do Plano Jr. confirmam que os clientes buscam segurança e planejamento de longo prazo com foco em metas práticas, e não apenas na aposentadoria. A sucessão familiar representa 37% das contratações, seguida por reserva de emergência (30%) e aposentadoria (27%).
A empresa também aponta que a maior parte dos planos continua sendo contratada para filhos (77%), seguida por netos (18%). Quanto à idade dos beneficiários, observa-se um crescimento nas faixas mais jovens: 4% têm entre 0 e 5 anos, 18% entre 6 e 10 anos, enquanto a maior parte está entre 11 e 15 anos (45%) e 16 e 20 anos (33%).
“Acredito que esses dados mostram que o cuidado com o futuro começa agora, no presente, e reflete um comportamento cada vez mais consciente e responsável“, complementa o executivo.
Crédito da foto: Imagem criada com inteligência artificial