Mulheres e jovens adultos são os que mais contratam planos de previdência para crianças

Mulheres e jovens adultos são os que mais contratam planos de previdência para crianças

Faixa etária de 21 a 40 anos cresce de 12% para 19% e reforça a tendência de planejamento financeiro precoce

A Brasilprev, empresa de previdência privada da holding BB Seguros, observa uma mudança significativa no perfil dos responsáveis que investem no Plano de Previdência Privada Jr., voltado para crianças e adolescentes. Nos últimos cinco anos, as mulheres se consolidaram como a maioria na contratação desses planos, aumentando sua representatividade de 50% para 52%. Paralelamente, a participação de homens caiu de 50% para 48%.

Os avós também mantêm um papel de destaque, sendo responsáveis por 18% das adesões, porém, esse índice foi superado por pessoas na faixa de 21 a 40 anos, que cresceu de 12% para 19% entre 2020 e 2025. O movimento indica um engajamento crescente de adultos jovens na proteção financeira dos mais novos.

Essa tendência é reforçada por uma pesquisa recente da Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, divulgada em outubro deste ano: 53% dos pais brasileiros começam a conversar sobre finanças com seus filhos antes dos 8 anos de idade. Além disso, 41% acreditam que a educação financeira deve ser introduzida nos primeiros anos do ensino fundamental.

“Hoje, os responsáveis estão cada vez mais atentos à importância de garantir segurança financeira para as novas gerações, e é por isso que apostamos em produtos que atendem a todas as fases da vida, oferecendo soluções tanto para adultos quanto para crianças e jovens, permitindo realizar sonhos, proteger em momentos de emergência e construir um futuro financeiro sólido”, comenta Sandro Bonfim, head de Produtos.

Os objetivos de contratação do Plano Jr. confirmam que os clientes buscam segurança e planejamento de longo prazo com foco em metas práticas, e não apenas na aposentadoria. A sucessão familiar representa 37% das contratações, seguida por reserva de emergência (30%) e aposentadoria (27%).

A empresa também aponta que a maior parte dos planos continua sendo contratada para filhos (77%), seguida por netos (18%). Quanto à idade dos beneficiários, observa-se um crescimento nas faixas mais jovens: 4% têm entre 0 e 5 anos, 18% entre 6 e 10 anos, enquanto a maior parte está entre 11 e 15 anos (45%) e 16 e 20 anos (33%).

Acredito que esses dados mostram que o cuidado com o futuro começa agora, no presente, e reflete um comportamento cada vez mais consciente e responsável“, complementa o executivo.

Crédito da foto: Imagem criada com inteligência artificial

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *