Paraná termina outubro com recorde de 26,7 mil vagas nas Agências do Trabalhador

Paraná termina outubro com recorde de 26,7 mil vagas nas Agências do Trabalhador

Funções com maior número de vagas são para alimentador de linha de produção, abatedor, magarefe e operador de caixa

O Paraná chega na última semana de outubro com 26.718 vagas de emprego abertas nas Agências do Trabalhador e postos avançados da Rede Sine, o maior número registrado em 2025. As oportunidades contemplam diferentes níveis de escolaridade e estão distribuídas por todo o Estado, com forte presença dos setores industrial, de serviços e comércio, que seguem impulsionando a geração de postos formais.

As funções com maior número de vagas são para alimentador de linha de produção (7.304), abatedor (1.414), magarefe (1.019) e operador de caixa (976). O levantamento mostra o protagonismo da indústria no atendimento da Rede Sine, especialmente nas regionais de Cascavel, Campo Mourão e Pato Branco, onde o setor responde por grande parte das contratações.

Destaques regionais

Entre os destaques regionais, Cascavel tem 6.640 vagas abertas, entre elas alimentador de linha de produção (2.262) e abatedor (960). Em seguida, aparecem Curitiba e Região Metropolitana (4.491), com destaque para o setor de logística, comércio e serviços. A Capital concentra 873 vagas, com procura por operadores de telemarketing, auxiliares de alimentação e atendentes de lojas e mercados.

Na Regional de Campo Mourão, são 3.829 vagas, majoritariamente na indústria alimentícia e frigorífica, com destaque para alimentador de linha de produção (1.454) e magarefe (478). Em Foz do Iguaçu, há 2.532 vagas, com procura por operadores de caixa (136) e repositores de mercadorias (118), além de abatedores (95).

A Regional de Londrina registra 2.442 vagas, com concentração no setor industrial e de transportes, especialmente para motoristas de caminhão (75) e ajudantes de motorista (74). Já Pato Branco soma 1.913 vagas, destacando-se na indústria alimentícia e na construção civil, com funções como alimentador de linha de produção (586) e atendente de lojas e mercados (59).

Em Maringá, o destaque é o setor agroindustrial, com 1.389 vagas, sendo 498 para alimentadores de linha de produção e 127 para magarefes. Na Regional de Umuarama, há 1.053 vagas, com ênfase em alimentador de linha de produção (462) e auxiliar de escritório (118).

Guarapuava conta com 978 vagas, com oportunidades principalmente na indústria e no comércio, enquanto Paranaguá soma 600 vagas, voltadas ao setor portuário, serviços e comércio. Ponta Grossa registra 619 vagas, com destaque para pedreiros, motoristas de caminhão e serventes de obras, e Jacarezinho, 232 vagas, impulsionadas pelo setor têxtil, com destaque para costureiro na confecção em série (103).

Nível superior

Além das vagas operacionais, a plataforma Master Job, em Curitiba e na Região Metropolitana, oferece 47 oportunidades para profissionais técnicos e de nível superior, e cinco vagas de estágio em áreas como administração, engenharia, marketing, direito e educação.

De acordo com o secretário do Trabalho, Qualificação e Renda do Paraná, Do Carmo, a oferta reflete o dinamismo econômico do Paraná e a força dos investimentos produtivos.

“Encerrar outubro com o maior número de vagas do ano mostra a vitalidade da nossa economia e o resultado do esforço conjunto entre Governo, setor produtivo e municípios. O Paraná continua sendo referência nacional na geração de empregos formais, e as Agências do Trabalhador têm papel essencial nesse processo de inclusão e oportunidades”, destacou o secretário.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *