Procura por seguros viagem dispara 20% com alta do turismo no fim de ano

Procura por seguros viagem dispara 20% com alta do turismo no fim de ano

Movimento atinge pico em outubro

Com o calendário do ano se aproximando da reta final, a movimentação dos brasileiros em torno das férias e festas já começa a redesenhar o cenário do turismo. Em outubro, a compra de pacotes de viagem e passagens ganha protagonismo nas atividades online. A expectativa, segundo agentes do setor, é de uma temporada aquecida, reflexo de um mercado global em recuperação e de um Brasil cada vez mais conectado ao turismo internacional.

O mapa de desejos dos brasileiros aponta destinos para o turismo tanto para fora quanto para dentro de casa. Miami, Orlando e Nova York, além de Buenos Aires, Cancún e República Dominicana, aparecem entre os destinos internacionais mais buscados, conforme revela a Meliá Hotels International.

No cenário nacional, Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas naturais do mundo, está na lista, convidando os brasileiros ao ecoturismo, aventura e contemplação da natureza preservada.

“Além disso, a tradição do Réveillon à beira-mar também segue firme: Copacabana, Porto de Galinhas, Natal, Angra dos Reis e o litoral norte de São Paulo despontam como escolhas preferidas”, diz Hugo Reichenbach, sócio e diretor de operações da Real Seguro Viagem.

Passaporte invisível

Segundo ele, junto da empolgação, cresce também a consciência sobre os riscos durante as viagens. E é aí que entra um item cada vez mais valorizado: o seguro viagem. “Mais do que exigência em diversos países, o seguro funciona como um passaporte invisível para quem quer evitar que imprevistos estraguem a programação de férias. Essa segurança extra garante tranquilidade ao viajante, cobrindo desde emergências médicas até extravio de bagagens e cancelamento de voos”, observa Hugo Reichenbach.

O crescimento nesta época do ano é expressivo: a Real já registra aumento na demanda e projeta, somente neste último trimestre, um avanço de 20% em relação à temporada anterior. “A expectativa é muito positiva. O aumento do volume de viagens internacionais e a maior conscientização sobre os riscos impulsionam a procura”.

“A recomendação, segundo ele, é não deixar a aquisição do seguro para a última hora. ‘Quanto mais próxima da viagem, maior a chance de os preços sofrerem alterações e de algumas coberturas não estarem mais disponíveis”, diz o diretor da Real Seguro Viagem. “O seguro oferece proteção completa, incluindo assistência médica e odontológica, reembolso de despesas com bagagem extraviada e até suporte jurídico, garantindo tranquilidade ao viajante diante de imprevistos”, completa.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *