Quartzo Capital inova e traz para Curitiba o Challenge

Quartzo Capital inova e traz para Curitiba o Challenge

Experiência inédita conecta estudantes ao mercado financeiro

A Quartzo Capital lançou no último sábado (18), durante a 3° edição do Winter Summit, em Curitiba, o Quartzo Challenge, um programa inédito no Paraná que vai inserir estudantes no mercado financeiro com uma imersão prática e desafiadora no universo de investimentos, fusões, aquisições e gestão de ativos.

As dinâmicas, que devem começar junto com o ano letivo universitário de 2026, tem como objetivo proporcionar aos estudantes a oportunidade de alinhar a teoria universitária com conteúdos práticos. Durante o desafio os participantes vão aprender na prática com profissionais experientes de todos os segmentos de atuação da empresa como Venture Capital, Asset Management, Corporate Finance e Real Estate.

“Queremos que os jovens que estão entrando no mercado de trabalho entendam o que é o mercado financeiro, aprendam a avaliar empresas e vivam, de fato, o dia a dia de uma gestora e desenvolvam uma tese de investimentos baseada em valores”, explicou Pedro Ferroni, sócio e diretor da Quartzo.

Oportunidade de trabalho

As dinâmicas serão realizadas em duplas ou trios em quatro etapas, sendo três classificatórias e uma final, que será eliminatória. Antes de cada etapa, os alunos vão participar de aulas com gestores da Quartzo nivelando o conhecimento e aproximando o ambiente acadêmico da realidade do mercado.

“É uma iniciativa importante, principalmente para estudantes que estão ingressando no mercado de trabalho. Amplia nossa visão e nos tira da zona de conforto. Também é uma forma de conhecer o que empresas como a Quartzo fazem e em quais ramos atua”, destacou o estudante de economia, Lucas Porn Neto.

Fernando Balotin, Head de Corporate Finance da Quartzo, explica que a proposta é fazer com que o universitário vivencie o DNA da empresa e entenda, na prática, o funcionamento do mercado financeiro. “Sabemos que o público universitário muitas vezes não conhece a fundo o que faz uma gestora. A ideia é transmitir esse conhecimento, e quem sabe o aluno se sinta em casa e veja aqui um futuro profissional”, completou Balotin.

Além de estimular o raciocínio estratégico, o Quartzo Challenge os estudantes vão receber um certificado de horas formativas que será válido para compor o banco de horas universitário, além da chance de um estágio de inverno, em julho de 2026, com possibilidade de contratação.

O desafio será aberto a estudantes e recém-formados das áreas de Administração, Direito, Ciências Contábeis, Comunicação, Economia, Serviço Social e também de Engenharia.

As incrições podem ser feitas no endereço: forms.office.com/r/tnwub8QMr3

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *