Salto de 163% no uso de IA pela indústria reforça necessidade de preparar líderes e equipes

Salto de 163% no uso de IA pela indústria reforça necessidade de preparar líderes e equipes

Implementação bem-sucedida de IA depende não apenas da tecnologia em si, mas também da forma como ela é apresentada e incorporada às rotinas de trabalho

O uso de inteligência artificial (IA) nas empresas brasileiras cresce de forma acelerada. Segundo a “Pesquisa de Inovação Semestral (PINTEC Semestral 2024)”, do IBGE, a adoção dessas tecnologias pela indústria aumentou 163% em apenas dois anos, refletindo mudanças significativas nos processos de gestão, produção e tomada de decisão. O levantamento indica que 89% das empresas industriais já utilizam tecnologias digitais avançadas, como computação em nuvem, internet das coisas, big data e robótica, com destaque para a IA, presente em 41,9% das empresas em 2024, ante 16,9% em 2022.

Esse crescimento acompanha uma tendência global de expansão da IA. Com o lançamento do ChatGPT em 2022, a tecnologia passou a se popularizar rapidamente, transformando a forma como profissionais de diversas áreas, incluindo o RH, desempenham suas atividades. De acordo com a consultoria Gartner, até 2027, mais de 50% das decisões críticas do setor deverão ser baseadas em dados analisados por sistemas de IA, reforçando a necessidade de capacitação contínua dos profissionais e de preparo das empresas para incorporar essas mudanças de forma estratégica.

De acordo com Elenise Martins, fundadora da EMRH Consultoria, com experiência na área de RH desde 2004, a implementação bem-sucedida de IA depende não apenas da tecnologia em si, mas também da forma como ela é apresentada e incorporada às rotinas de trabalho. “Os treinamentos são fundamentais não apenas para ensinar o uso das ferramentas, mas também para preparar as pessoas a compreender e se engajar com o processo de mudança. Quando a tecnologia é introduzida sem esse cuidado, ela pode gerar medo ou rejeição e impactar negativamente o clima organizacional”, afirma.

Nesse cenário, as lideranças das áreas passam a desempenhar um papel estratégico como extensão do RH, acompanhando na prática a adesão das equipes às novas tecnologias e atuando como multiplicadores do aprendizado. Segundo Elenise, é essencial oferecer a eles espaços de experimentação, troca de experiências e fortalecimento da visão estratégica, para que compreendam o valor dos dados e das ferramentas na tomada de decisão. “A tecnologia só se torna um diferencial competitivo quando está acompanhada de pessoas preparadas, com clareza sobre o propósito da transformação e alinhamento aos objetivos do negócio”, reforça.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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