Sindigás comenta Portaria Interministerial que define preços de referência do Programa Gás do Povo

Sindigás comenta Portaria Interministerial que define preços de referência do Programa Gás do Povo

O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) apoia a iniciativa do Governo Federal de aprimorar o Programa Gás do Povo, especialmente pela criação de um mecanismo de destinação específica, que confere mais transparência e previsibilidade à política pública.

Como é de conhecimento geral, o Sindigás não comenta preços. Por isso, não cabe à entidade opinar sobre os valores de referência definidos pela Portaria Interministerial MME/MF nº 2/2025, que servirão de base para as indenizações às revendas em cada transação do programa. A entidade entende que a política está em construção e que, a partir do início do próximo ano, o preço será novamente objeto de análise pelo Comitê Gestor.

A partir dos preços monitorados pela ANP, é possível observar diferenças relevantes entre o valor de mercado e o preço de referência estabelecido para alguns estados. Em determinadas regiões, essas variações podem representar desafios à adesão de postos revendedores de GLP.

Ainda assim, o setor está preparado. Cada distribuidora, individualmente, vem avaliando, junto aos seus revendedores parceiros, os impactos locais e buscando soluções adequadas a cada realidade, de forma a garantir o bom funcionamento do programa e o abastecimento contínuo da população beneficiada.

“Vamos avaliar caso a caso, município a município, parceiro comercial a parceiro comercial e faremos acontecer”, sintetiza o presidente do Sindigás, Sergio Bandeira de Mello.

A Caixa Econômica Federal já realizou reunião com as distribuidoras para explicar, em detalhes, a sistemática do modelo operacional, suporte e canais de atendimento, credenciamento das revendas e pagamento dos benefícios. Em caso de necessidade de ajustes, as contribuições do setor serão apresentadas de forma técnica e construtiva ao MME. O Sindigás reitera que as distribuidoras e seus revendedores parceiros estão mobilizados para fazer o programa acontecer, com a confiança de quem há décadas assegura o abastecimento de gás de cozinha em todo o território nacional.

O Sindigás reafirma seu compromisso com o diálogo institucional e sua disposição em colaborar com o Governo Federal e os demais agentes da cadeia para fortalecer as políticas públicas voltadas à ampliação do acesso ao gás liquefeito de petróleo (GLP) e ao combate à pobreza energética no país.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *