Startups do Paraná participam do Web Summit Lisboa 2025

Startups do Paraná participam do Web Summit Lisboa 2025

Iniciativa fortalece a internacionalização do ecossistema de startups do Estado

O Sebrae promove, entre os dias 10 e 13 de novembro, a Missão Web Summit Lisboa 2025, levando um grupo de startups paranaenses para uma das maiores vitrines globais de tecnologia, inovação e empreendedorismo. A ação integra o programa Sebrae Startups e busca fortalecer a presença do Paraná no cenário internacional, ampliando conexões com investidores, hubs e aceleradoras da Europa.

“Esta terceira edição consolida a missão como uma das principais iniciativas de apoio e fortalecimento às startups do Estado”, afirma Rafael Tortato, coordenador estadual de Startups e TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) do Sebrae/PR. Ele explica que, ao conectar as empresas paranaenses com players globais, o Sebrae reforça o posicionamento do Paraná como um ecossistema maduro, competitivo e capaz de gerar soluções para o mundo.

Durante o evento, as startups paranaenses irão participar como expositoras na categoria Alpha, além de integrarem uma agenda intensa de networking, visitas técnicas e imersões em ambientes estratégicos de inovação, como a Unicorn Factory Lisboa, o Banco Português de Fomento e a IAPMEI – Agência para Competitividade e Inovação.

Entre as startups que representarão o Estado estão Immer Messen, Palinha, Otelia / Bitz, Brainzz, Credit Ontech, Ide!a Tech, Everest. IA, Corelab, GandSports e Value4u. Todas elas passam por um processo de preparação coordenado pelo Sebrae/PR, com mentorias, workshops de internacionalização e treinamento para apresentação a investidores.

A Credit Ontech,  de Araucária, liderada pela CEO Josefina Gonzalez, é uma fintech especializada em análises automatizadas de crédito para pessoas físicas e jurídicas. Utilizando inteligência artificial, big data e automação de processos, a empresa oferece pareceres e scores de crédito rápidos e precisos, que trazem eficiência e segurança para o mercado financeiro.

“Participar do Web Summit é um sonho que estamos realizando”, comenta Josefina Gonzalez. “Ver nossa startup atravessando o oceano é a prova de que um trabalho bem estruturado, com apoio técnico e visão de futuro, pode romper fronteiras. Queremos aprender, buscar parcerias e voltar com novas ideias para crescer ainda mais no Brasil”, conclui.

Fundada em Londrina, em 2022, a Corelab, empresa de tecnologia que cria e conecta produtos digitais escaláveis, estará no Web Summit Lisboa pela primeira vez em 2025. Com o objetivo de ajudar startups e negócios já consolidados no mercado a inovar mais rápido, a empresa utiliza blocos de tecnologia prontos, que eliminam meses de desenvolvimento.

“Acabamos de inaugurar nosso primeiro escritório na Holanda e estar em um evento internacional será fundamental para divulgar os nossos serviços e prospectar clientes europeus. Por lá, teremos acesso a um ambiente pró-inovação e, principalmente, a um mercado de tickets maiores”, destaca o CEO da Corelab, Thiago Zampieri.

A Brainzz, de Curitiba, desenvolve maquetes virtuais inteligentes que unem tecnologia imersiva e dados em tempo real para otimizar projetos da construção civil. A startup foi selecionada entre as dez melhores do Sebrae Startups e recentemente conquistou destaque ao se tornar finalista do Pitch Vale do Pinhão 2025.

Para o CEO e fundador da Brainzz, Bruno Ruy, o Web Summit representa uma oportunidade decisiva de expansão. “É uma grande vitrine para o nosso negócio e o momento de conectar a Brainzz a potenciais clientes, parceiros e investidores estratégicos. Nossa tecnologia já está validada e pronta para escalar, e participar do evento nos aproxima de conexões que podem acelerar essa jornada internacional”, aponta Bruno.

Com curadoria técnica de Jorge “Biff” Netto, consultor especialista em inovação e internacionalização de negócios, a missão conta ainda com o apoio do Sebrae Nacional, da Unicorn Factory Lisboa, do Banco Português de Fomento, da IAPMEI e do Turismo de Portugal. A ação reforça o posicionamento do Sebrae/PR como protagonista na internacionalização de startups e na promoção do Paraná como polo de inovação global.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *