Temporada de cruzeiros 2025/2026 expõe gargalos e oportunidades para o turismo no Brasil

Temporada de cruzeiros 2025/2026 expõe gargalos e oportunidades para o turismo no Brasil

Setor prevê movimentação de 320 mil passageiros em Santos, mas enfrenta redução de oferta, falta de infraestrutura e insegurança jurídica

A temporada de cruzeiros 2025/2026 deve movimentar milhares de turistas pelo Brasil, mas também escancara desafios estruturais que podem limitar o potencial do segmento. Entre 26 de outubro de 2025 e 19 de abril de 2026, o Porto de Santos projeta a passagem de 320 mil passageiros e 14 embarcações, sendo cinco com escalas regulares e nove em trânsito, segundo o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini (Concais).

Apesar da movimentação expressiva, especialista alerta que o país ainda explora pouco o setor.

“Falta infraestrutura portuária adequada, segurança jurídica nos contratos e políticas de incentivo à cabotagem. Se resolvermos esses gargalos, podemos multiplicar a movimentação e consolidar o Brasil como destino de destaque na América do Sul”, avalia o advogado e presidente da Comissão Especial de Direito do Turismo, Mídia e Entretenimento do Conselho Federal da OAB, Marco Antonio Araujo Jr.

O alerta vem após uma temporada histórica em 2024/2025, quando o setor movimentou R$ 5,43 bilhões no Brasil, gerando 84,6 mil empregos e R$ 577,4 milhões em tributos, segundo estudo da CLIA Brasil em parceria com a FGV. No entanto, para 2025/2026 já se projeta retração: dois navios a menos na costa brasileira, redução de cerca de 20% na oferta de leitos e impacto econômico negativo de até R$ 1,2 bilhão.

Entre os gargalos apontados estão o alto custo operacional, a defasagem de terminais portuários e a ausência de políticas de longo prazo para atrair companhias marítimas. O debate ganha relevância diante da expectativa de crescimento global: a indústria de cruzeiros deve receber 37,7 milhões de passageiros em 2025, segundo a Cruise Lines International Association (CLIA).

O Governo Federal anunciou recentemente planos de investir cerca de R$ 1 bilhão em terminais de passageiros, em parceria com a ONU Turismo, como tentativa de fortalecer a infraestrutura e tornar o país mais competitivo. Para especialistas, trata-se de uma oportunidade estratégica que precisa ser acompanhada de medidas jurídicas e regulatórias que garantam previsibilidade e segurança às empresas.

“O turismo de cruzeiros é um motor econômico poderoso, que pode gerar emprego, renda e visibilidade internacional. Mas para avançar, precisamos alinhar esforços públicos e privados em torno de infraestrutura, sustentabilidade e regras claras de operação”, conclui Marco Antonio.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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