Votorantim Cimentos apresenta solução de pavimento rígido em Congresso Brasileiro

Votorantim Cimentos apresenta solução de pavimento rígido em Congresso Brasileiro

Vantagens do Pavimento Urbano de Concreto estão entre os temas abordados no 66º Congresso do Ibracon

A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, apresenta o Pavimento Urbano de Concreto (PUC) como uma solução para ruas de loteamentos, condomínios, vias urbanas e industriais no 66º Congresso Brasileiro do Concreto. O Congresso, realizado pelo IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto), acontece de 28 a 31 de outubro, no Viasoft Experience, em Curitiba (PR).

Além de estar presente com um estande no evento, a Votorantim Cimentos realiza o painel “Pavimento Urbano de Concreto – uma solução de Norte a Sul”, que acontece no dia 29 (quarta-feira), das 10h30 às 11h30, com entrada gratuita. O painel faz parte da programação do “Seminário de Novas Tecnologias” que contará com a apresentação da engenheira civil Diana Nascimento Lins, coordenadora de marketing para os Segmentos de Indústria e Infraestrutura da Votorantim Cimentos, e dos engenheiros Álvaro Sergio Barbosa Júnior e Eduardo Guida Tartuce, especialistas em PUC.

Ao contrário de outros países, como Estados Unidos, Chile, Colômbia e Argentina, por exemplo, o Brasil ainda utiliza um baixo percentual de pavimentos de concreto em suas ruas e rodovias. As cidades de Brasília (DF) e Curitiba (PR), além de municípios das regiões de fronteira no Rio Grande do Sul, destacam-se pelo maior uso do PUC em suas vias urbanas. Mesmo assim, Curitiba possui apenas 2,82% de concreto em toda a sua malha viária, que é de 4.830 quilômetros. De acordo com a Secretaria de Obras Públicas de Curitiba, a cidade está ganhando mais 90 quilômetros de pavimento rígido de concreto, dentro dos programas de obras no sistema viário do Inter 2 e corredor Leste-Oeste, que se somarão aos 46 quilômetros de PUC já existentes.

Há dez anos, a Votorantim Cimentos atua no desenvolvimento do mercado brasileiro para o uso do concreto na pavimentação. Além de auxiliar no crescimento e profissionalização da cadeia formada por projetistas, executores e fornecedores de concreto, a empresa tem sensibilizado incorporadoras, empresas de loteamento e construtoras sobre as vantagens do PUC. Interessados em conhecer a solução podem solicitar gratuitamente um estudo de viabilidade do seu projeto para avaliar a competitividade do uso do PUC. Para isso, basta acessar o site Pavimento de Concreto ou o perfil no Linkedin do Pavimento de Concreto.

Vantagens do pavimento rígido

São inúmeras as vantagens do PUC em relação ao pavimento flexível. Em termos de custo-benefício, considerando a vida útil do pavimento e os custos de manutenção, o PUC custa a metade que o pavimento flexível. O PUC pode reduzir em até 60% os gastos da iluminação da via com energia elétrica por ter uma tonalidade mais clara que o asfalto.

Em termos de durabilidade, por projeto, o pavimento de concreto tem vida útil de 20 anos, duas vezes maior que a do asfalto. Além disso, exige menos gastos com manutenção e operações tapa-buracos.

O PUC também oferece mais conforto e segurança para os usuários das vias urbanas. Por garantir maior aderência dos pneus ao pavimento, reduz a distância de frenagem, além de também reduzir a promoção da aquaplanagem. Por ser um pavimento mais claro, aumenta em até 30% a reflexão de luz, melhorando a visibilidade noturna, e traz maior conforto térmico, pois reduz em até 5 graus Celsius a temperatura ambiente.

Outra vantagem é que o PUC tem um custo de implantação competitivo quando comparado ao asfalto. Esse tipo de pavimentação também propicia um menor custo de mobilização para execução em função dos equipamentos simples utilizados no processo.

Concreto Dosado

A Votorantim Cimentos também estará presente no III Seminário de Concreto Dosado em Central, que faz parte da programação do 66º Congresso do IBRACON e também será realizado no dia 29 de outubro (quarta-feira), das 14 às 18 horas. O seminário será coordenado por Mauricio Bianchini, gerente de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Votorantim Cimentos, e terá a participação de três executivos da empresa em painéis: Edilson Chimilovski, presidente de Concreto e Agregados da Votorantim Cimentos na América do Norte, no painel “Produção de Concreto nos Estados Unidos”, às 14h; Nick Beristain, gerente técnico da Praire Materials, empresa de concreto da Votorantim Cimentos nos Estados Unidos, no painel “Concretos para construção de Arranha Céus em Chicago”, às 14h20; e Ricardo Sores, diretor da Engemix, unidade de concreto da Votorantim Cimentos no Brasil, no painel “Gestão de Operação de Concreto”, às 14h40.

O Congresso Brasileiro do Concreto é o maior fórum técnico nacional de debates sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos. A 66ª edição será realizada de 28 a 31 de outubro, no Viasoft Experience, localizado na rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, em Curitiba (PR). O evento exige inscrição prévia pelo link Form de Inscrição / Subscription Form, exceto para a visitação da Feibracon, área de estandes do evento, e para a participação no Seminário de Pavimento Urbano de Concreto, que tem entrada gratuita

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *