Black Friday impulsiona antecipação do consumo e reforça busca por valor no varejo

Black Friday impulsiona antecipação do consumo e reforça busca por valor no varejo

Do clube de compras ao hipermercado, varejista vem observando uma mudança consistente no comportamento do consumidor

O Grupo Carrefour Brasil, um dos maiores varejistas do país, deu início à sua estratégia para a Black Friday com foco no atendimento ao aumento da demanda para o período. Responsável pela operação das bandeiras Carrefour e Sam’s Club, a companhia destaca duas tendências claras para a data em 2025: a antecipação das compras de fim de ano e a busca mais racional por qualidade, conveniência e economia real.

Segundo Marco Alcolezi, Diretor Executivo de Operações Hiper, Super e Proximidade do Carrefour, o período tem se consolidado como uma oportunidade para os consumidores adquirirem itens tradicionais das festas. “Percebemos que os segmentos que tradicionalmente apresentam maior procura continuam firmes, como acontece todos os anos. A Black Friday vem cada vez mais se consolidando como uma antecipação natural das compras de Natal”, afirma.

Produtos sazonais ligados às férias também ganham destaque no período, como protetores solares e bronzeadores, impulsionados pela proximidade do verão e do recesso escolar. Já na categoria de automóveis, os pneus seguem entre os itens mais buscados para manutenção e revisão dos veículos antes das viagens de fim de ano.

Os setores tradicionais da data também mantêm forte desempenho, especialmente o de eletrônicos, com destaque para os televisores, um dos itens mais procurados pelos consumidores. A rede também observa o aumento de clientes que realizam a compra mensal durante o evento, atraídos por ofertas nas categorias de higiene e limpeza, mercearia e bebidas.

Consumidor se prepara cada vez mais para a Black Friday

O mercado como um todo enfrenta um ano complexo, com o consumidor mais cauteloso e racional em suas decisões de compra. Nesse contexto, o brasileiro vem se planejando com antecedência para aproveitar o período, o que representa um ponto positivo para setores que têm se destacado na data.

De acordo com pesquisa realizada pelo Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, 72% dos consumidores afirmam estar se preparando financeiramente para o período e 42% pretendem realizar compras durante a Black Friday. Diante desse cenário, a rede reforça que está estrategicamente preparada para atender à demanda, mesmo em um contexto de maior cautela por parte do consumidor.

Para atender o público de forma eficiente, o Carrefour reforça seu esquema operacional, incluindo ampliação dos horários de funcionamento e extensão do calendário comercial. “Estamos ampliando a Black Friday para quatro dias, operando com ofertas especiais de quinta a domingo e, diferente dos anos anteriores, as lojas abrirão em horários estendidos”, ressalta Alcolezi.

Entre as ações estratégicas que antecedem o evento, destacam-se o “Sinal Black”, realizado no primeiro fim de semana de novembro, e o “Feriadão Black”, que aproveita o feriado prolongado de 20 de novembro, único do segundo semestre. Durante esses períodos, algumas lojas operam em horário especial, ampliando o alcance das ofertas e garantindo maior conveniência aos consumidores em todas as regiões do país.

Integração omnicanal como diferencial competitivo

A empresa também aposta na integração entre os canais físicos e digitais como um dos principais diferenciais competitivos, com isso vem adotando a omnicanalidade como um pilar estratégico da operação, com as lojas físicas atuando como hubs de distribuição.

“O e-commerce é uma ferramenta fundamental de relacionamento e fidelização, pois proporciona conveniência, agilidade e integração. Investir em digitalização é essencial para o varejo moderno, já que a tecnologia torna a jornada do cliente mais fluida, eficiente e personalizada, fortalecendo o vínculo entre marca e consumidor. Por outro lado, os clientes têm nas lojas a possibilidade de experimentação e a agilidade de levar o seu produto para casa na hora”, afirma Alcolezi.

O executivo reforça ainda que, as lojas concentram ações promocionais mais amplas, enquanto o aplicativo e o site têm papel estratégico na oferta de benefícios e descontos exclusivos. Além disso, as vendas digitais também contam com a participação de parceiros comerciais, uma vez que o Carrefour opera como marketplace, ampliando o portfólio disponível e diversificando condições especiais.

“A Black Friday não é apenas uma data para impulsionar vendas. É uma oportunidade de oferecer uma experiência de compra facilitada, personalizada e integrada entre canal físico e digital, respeitando o momento do consumidor e suas preferências”, finaliza o executivo.

Ainda mais exclusividade

Já no Sam’s Club, o clube de compras do Grupo Carrefour Brasil, a proposta para a Black Friday é reforçar categorias que traduzem o diferencial do formato oferecido. Com um mix variado e uma curadoria de portfólio especializada, a rede oferece aos sócios condições especiais em produtos para casa, itens importados e produtos exclusivos Member’s Mark.

Para este ano, a rede focará em três pilares estratégicos: não alimentar: destaque para Casa e eletrodomésticos como áreas-chave de curadoria e economia; alimentos diferenciados: com produtos exclusivos e premium acessíveis com preços disruptivos e básico: categorias essenciais com benefícios exclusivos para diferentes perfis de sócios.

“Nosso objetivo é entregar, ao mesmo tempo, exclusividade e excelentes oportunidades. Estamos convidando os sócios a conhecerem as ofertas antecipadamente, acompanhando a estratégia do Grupo de ampliar o calendário promocional. Ao oferecer benefícios e condições diferenciadas de acordo com cada perfil, reforçamos a percepção de valor da experiência do clube”, destacou Júlio Alves, CMO de Carrefour Varejo e Sam´s Club.

A campanha do Sam’s Club começou antecipadamente, com pré-venda online e inclusão de novos produtos a cada semana até 28 de novembro, totalizando mais de 200 ofertas.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *