Imóveis de luxo: mercado de Curitiba dobra de tamanho em cinco anos

Imóveis de luxo: mercado de Curitiba dobra de tamanho em cinco anos

Bairros nobres lideram o volume de lançamentos

O mercado de imóveis de luxo em Curitiba segue em crescimento. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica sobre o panorama dos lançamentos imobiliários na capital paranaense. Nos últimos cinco anos, a participação dos novos empreendimentos de luxo saltou de 6,6% (em 2020) para 12,5% (em 2025), até julho, com grandes chances de dobrar de tamanho até o fim do ano.

A participação do segmento de luxo em volume de apartamentos lançados em Curitiba no período acompanhou o desempenho dos empreendimentos – alta de 2,8% em 2020 para 4,8% até julho 2025, segundo a pesquisa.

“O segmento de luxo tem protagonismo no mercado imobiliário em Curitiba. Houve uma migração da atuação de algumas empresas e consolidação de outras para esse nicho pelo aquecimento da demanda e pela própria permissibilidade da lei de uso e ocupação do solo na cidade”, explica o sócio e consultor da Brain Inteligência Estratégica, Guilherme Braga Werner.

Nem a pandemia do Covid-19 deteve o crescimento do setor. Muito pelo contrário. “Mesmo tendo um cliente que, via de regra, já mora muito bem, o anseio por qualidade de vida, por um upgrade de localização e de espaço, motiva a compra. Apesar de um cenário de juro alto, onde às vezes esse cliente de alto padrão está com o dinheiro investido em aplicações financeiras, os aspectos mais subjetivos da necessidade de compra são o principal gatilho”, comenta Werner.

Bairros nobres são os mais desejados para morar e investir

Não por acaso, os bairros que, até agora, lideram o volume de lançamentos de apartamentos em Curitiba são os mais nobres da cidade. Juntos, Bigorrilho e Água Verde somam 40,1% do montante de novos apartamentos colocados no mercado imobiliário de Curitiba e Região Metropolitana, só no primeiro semestre de 2025.

A Swell Construções, incorporadora curitibana referência em imóveis de luxo há mais de 40 anos, conta com empreendimentos justamente nessas áreas. O sócio e diretor de Novos Negócios, Leonardo Pissetti, diz que recentemente a empresa fez a entrega dos edifícios Le Sense, no Água Verde – 100% vendido – e do CasaMia, no Bigorrilho – com apenas seis apartamentos boutique à venda de um total de 43 unidades.

De acordo com o empresário, essas regiões são atrativas por serem bairros muito bem desenvolvidos, com infraestrutura completa, comércio, serviços, escolas, clube, tudo o que uma família precisa a poucos passos de casa. Além disso, estão próximas a shoppings e centros comerciais e contam com muita área verde e mobiliário urbano, como praças e área de lazer públicas.

A mobilidade também é um fator cada vez mais importante. “Há uns quatro anos, trânsito e tempo de deslocamento não impactavam tanto na tomada de decisão de compra do imóvel. Hoje, esse é um item fundamental para a escolha”, destaca Leonardo Pissetti.

Para além da compra de imóveis de luxo para moradia, um novo perfil de investidor começa a aparecer no mercado, interessado em apartamentos maiores, de alto padrão e em edifícios com poucas unidades, para oferecer uma experiência boutique de locação.

“Curitiba é uma das capitais mais escolhidas para se viver e trabalhar pelo alto índice de qualidade de vida, segurança superior a outras metrópoles e por uma rede de ensino e de saúde de ponta. A conjunção desses fatores cria uma demanda por imóveis de luxo para locação, finamente decorados”, comenta Pissetti.

Inclusive, Leonardo conta que a incorporadora está finalizando a decoração de dois apartamentos no CasaMia, no Bigorrilho, com projetos de interiores sob medida a pedido do investidor.

Novos redutos de luxo em Curitiba

No horizonte, novos empreendimentos de luxo começam a despontar em outras áreas da cidade, como o Mercês, priorizando a mobilidade, a proximidade com a natureza, o design e a privacidade.

Como exemplo, Leonardo cita o mais recente lançamento da incorporadora, o Jardins Artefacto by Swell, primeiro empreendimento da collab de design inédita das marcas Swell e Artefacto no Paraná. Logo na abertura, o edifício teve 70% das unidades comercializadas.

Em construção, o Jardins Artefacto by Swell fica num exclusivo terreno de oito mil metros quadrados e se destaca por sua integração com a natureza. Metade da área do terreno – ou seja, quatro mil metros quadrados – abriga uma área de bosque, criando um verdadeiro oásis verde no coração de Curitiba.

Assinado pelos escritórios Baggio Schiavon e FN Arquitetura, cada uma das três torres tem apenas 12 apartamentos, com 3 ou 4 suítes e áreas privativas que variam de 190 a 380 metros quadrados. A área de lazer planejada conta com spa, espaço beauty e até serviço de concierge e será totalmente mobiliada pela Artefacto.

Para o sócio e diretor de Novos Negócios da Swell Construções, o próximo ano será de retomada de projetos e oferta no mercado de imóveis de luxo. “Curitiba tem poucos bairros para empreendimentos de luxo e encontrar o terreno ideal está cada vez mais difícil. Por isso, os futuros lançamentos já virão com uma nova referência de valores, maiores do que hoje”, analisa Pissetti.

E também de ajuste, segundo o sócio e consultor da Brain Inteligência Estratégica. “A baixa disponibilidade de recursos para construir, proveniente dos bancos, gera um ajuste no mercado, equilibrando a relação entre oferta e demanda. Isso resulta numa valorização real desses imóveis em função do aumento de preço, o que pode levar a uma antecipação da compra”, avalia Werner.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *