K1, detentora da marca Malas Ika, inaugura hub logístico em Agudos do Sul

K1, detentora da marca Malas Ika, inaugura hub logístico em Agudos do Sul

Unidade contempla centro de distribuição voltado para o atacado e e-commerce, e fábrica orientada à produção de produtos populares

A K1, empresa detentora da marca quase centenária de malas IKA e operadora de importantes marcas como a Excel America, inaugurou no sábado (dia 22 de novembro) seu Hub de Operações Logísticas e Industriais em Agudos do Sul, no Paraná. Cerca de 90 empregos diretos e indiretos deverão ser gerados com o início dos trabalhos da unidade, previsto para 2026.

O investimento foi motivado pela proposta de incentivo ao empreendedor proporcionada pela Paraná Invest, do Governo do Paraná. O diretor presidente da Paraná Invest, José Eduardo Bekin, esteve presente na cerimônia de entrega do espaço e reforçou a importância para o município. “O novo centro é um marco para o desenvolvimento local, pois gera uma força motriz significativa de criação de quase uma centena de empregos diretos e indiretos, em uma área eminentemente rural”, disse.

O projeto é visto como um marco de uma virada no desenvolvimento do município e da região, de acordo com o prefeito Genésio Ferreira, também presente na solenidade. O prefeito destacou as inúmeras dificuldades enfrentadas pelo município, situado numa região de mananciais, em que as exigências de preservação ambiental restringem diversas atividades econômicas.

“O trabalho desenvolvido pela K1 não implica em nenhum tipo de poluição ambiental além de ser bastanto tecnológico, considerando o nível atual da indústria brasileira, pois conta com processos avançados de extrusão e termoformagem”, explica a diretora de expansão da K1, Francielle Zuffo. O centro também aprimora a eficiência de entrega para clientes B2B e B2C, pois integra estoques diferenciados no mesmo local, com sistemas de gestão distintos.

Em termos estratégicos, o hub está alinhado com o planejamento da K1 para os próximos anos. A unidade contempla um centro de distribuição voltado para o atacado e e-commerce, e, principalmente, uma fábrica orientada à produção de produtos populares, incluindo as camadas mais atrativas e populares da marca IKA. Esta estratégia visa disponibilizar produtos com preços mais competitivos, enquanto as importações da K1 continuam focadas em artigos de maior valor agregado.

O sucesso da implantação do centro, mesmo em um cenário eleitoral, foi resultado da convergência de interesses no crescimento da região e da indústria paranaense. Francielle Zuffo, diretora de expansão da K1, ressaltou a importância da parceria com a Paraná Invest. “O grande desafio de encontrar convergência política foi magistralmente orquestrado sob a batuta da Paraná Invest, que conseguiu equalizar diferenças em prol do desenvolvimento do município”, comentou.

O novo hub aumenta a oferta de produtos para outros estados com extrema competitividade. Olhando para o futuro, a K1, através da referência IKA, que tem uma existência quase centenária, está voltada a agregar consciência de sustentabilidade em suas práticas. A empresa, a sete anos de completar 100 anos de IKA, busca reafirmar seus valores de reciprocidade, ética, tradição e inovação.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *