Soluções fora da caixa: o que empresas estão trazendo de diferente para o mercado
Iniciativas que unem tecnologia, propósito e novas formas de pensar os negócios revelam estratégias que rompem com modelos tradicionais de mercado
Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas que se destacam são aquelas que conseguem propor soluções relevantes. De acordo com um levantamento da McKinsey, companhia global de consultoria de gestão estratégica, organizações que investem em inovação têm 2,5 vezes mais chances de superar metas financeiras. No Brasil, esse movimento já começa a ganhar força em setores diversos, combinando tecnologia, regeneração e eficiência operacional.
Confira, a seguir, algumas soluções que estão revolucionando seus mercados de atuação:
1) Inovação regenerativa
A Purpy, consultoria global de regeneração, propõe uma mudança de mentalidade nas empresas, substituindo modelos tradicionais baseados na extração de recursos por ecossistemas que devolvem valor à sociedade e ao meio ambiente. O conceito de regeneração vai além da sustentabilidade: envolve integrar dimensões econômicas, culturais, sociais, espirituais e humanas em cada decisão estratégica.
“Nosso propósito é apoiar as empresas a incorporarem a inovação regenerativa em suas práticas, o que significa ir além da compensação de impactos. Na prática, ajudamos negócios a redesenhar seus processos, produtos e relações para que gerem benefícios não só econômicos, mas também sociais, ambientais e culturais. É transformar o jeito de operar para que cada decisão crie valor para a empresa e, ao mesmo tempo, regenere os sistemas dos quais ela depende”, afirma Lua Couto, cofundadora da consultoria.
2) Gestão de contratos guiada por IA
Na frente tecnológica, o netLex, principal player de CLM (Contract Lifecycle Management) na América Latina, desenvolveu uma plataforma que utiliza inteligência artificial para automatizar processos jurídicos, otimizando desde a criação, assinatura e acompanhamento de todo o ciclo de vida dos contratos. Com isso, elimina gargalos, reduz riscos de falhas e libera os profissionais dos departamentos de tarefas burocráticas, permitindo que atuem de forma mais estratégica. Estudos da companhia apontam que a adoção da ferramenta pode reduzir até 75% do volume de trabalho operacional em departamentos jurídicos.
“Estamos caminhando para um cenário em que os contratos deixarão de ser documentos estáticos para se tornarem entidades vivas dentro dos sistemas empresariais, integradas a indicadores de performance, riscos e oportunidades”, projeta Flávio Ribeiro, CEO do netLex.”
3) Aplicação da proteína do micélio
A Typcal é primeira foodtech da América Latina a propor a utilização da fermentação de micélio como insumo para a fabricação de novos ingredientes e está na vanguarda do desenvolvimento de tecnologias a partir dessa matéria-prima. Com foco em reforçar a sustentabilidade produtiva no mercado, por meio da biotecnologia, a empresa desenvolveu processos para estimular a produção de proteína à base de micélio, que pode ser aplicada em diversos produtos do setor de alimentos.
“Por meio da economia circular, nossa missão é promover a saudabilidade como recurso para impulsionar a produção alimentícia sustentável e transformar a indústria de impacto nos próximos anos. Dessa forma, a partir da proteína do micélio, a Typcal promove soluções alimentares mais saudáveis aos consumidores e alinhadas com o desenvolvimento sustentável do planeta”, destaca Paulo Ibri, CEO da Typcal.
4) Gestão de vendas online com previsibilidade financeira
A Digital Manager Guru, plataforma completa de checkout e gestão de vendas online, é diferente das tradicionais, que cobram comissões sobre cada venda. Ela adota um modelo baseado em mensalidade fixa, proporcionando maior previsibilidade financeira e permitindo que os vendedores mantenham a maior parte de seus lucros. Com atuação no Brasil, Estados Unidos e Europa, atende negócios de recorrência, criadores de conteúdo, eventos e vendedores de produtos físicos simples, oferecendo checkout, integração com ferramentas de marketing, pós-venda e métricas em tempo real.
“Desde 2017, apostamos em uma abordagem contrária: cobrar uma mensalidade fixa, sem comissões sobre as vendas. Com base nas minhas experiências no mercado de e-commerce tradicional e de afiliados, percebi que o modelo tradicional não era rentável, pois dificultava o reinvestimento necessário para o crescimento sustentável dos negócios, e era uma dor que eu gostaria de ajudar a resolver. Assim, fundamos a Guru, com a missão de garantir o sucesso dos nossos clientes, maximizando os lucros e minimizando os custos, gerando dinheiro que pode ser reinvestido, viabilizando contratações e maior rentabilidade”, explica André Cruz, cofundador e CEO da Digital Manager Guru.
5) IA direto no Whatsapp para simplificar o dia a dia de empreendedores e PFs
O Jota é um assistente financeiro e pessoal com inteligência artificial conversacional que funciona diretamente no WhatsApp. A empresa surge junto com a nova era da IA, com o objetivo de construir um futuro em que as pessoas economizem tempo e dinheiro nas ações diárias de uma forma ágil e acessível, sem precisar utilizar aplicativo. Com a expectativa de superar os 100 mil clientes até o final de 2025, a startup aposta na combinação de IA e usabilidade para simplificar o dia a dia de empreendedores e pessoas físicas.
“Nossa missão é ser o braço direito daqueles que precisam de apoio nas burocracias diárias – garantindo mais agilidade e acessibilidade com soluções simples, diretas e no idioma que o brasileiro já domina: o WhatsApp. Trazemos uma solução com IA native e WhatsApp First, que, pensada para o Brasil real, tem uma comunicação que respeita os sotaques, as rotinas e os desafios diários”, comenta Davi Holanda, CEO e cofundador da companhia.


