Varejo deve buscar crédito para atender alta demanda de fim de ano

Varejo deve buscar crédito para atender alta demanda de fim de ano

Empréstimos, planejamento e contratação marcam a estratégia do setor para sustentar o ritmo das vendas

Às vésperas da Black Friday e das festas de fim de ano, empresas de diferentes portes precisam intensificar os preparativos para atender à alta demanda desses períodos mais movimentados do comércio. Para garantir estoques reforçados, capital de giro e investimentos em tecnologia, o varejo tem recorrido com mais frequência a linhas de crédito e soluções financeiras voltadas à conta corrente para PJ (pessoa jurídica).

Dados de um estudo da PwC Brasil e da Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD), mostram que o volume de crédito digital no país cresceu 68% em 2025, atingindo R$ 35,5 bilhões — bem acima dos R$ 21,1 bilhões registrados em 2024.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) destaca que, em período de alta demanda, o crédito pode ajudar as organizações a atender seus clientes e a crescer na oferta de produtos e serviços. De acordo com um estudo conduzido pela instituição, micro e pequenas empresas que contam com acesso a esse recurso e orientação financeira, reduzem em cerca de 50% o risco de encerramento.

Não é à toa que o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) tem reforçado a função do crédito como instrumento de fomento à atividade econômica. Dados divulgados pela pasta indicam que, até setembro de 2025, os programas federais ProCred e Pronampe já liberaram R$ 21 bilhões em financiamentos para microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas.

Além do crédito

De acordo com o Sebrae , a nova edição da Black Friday promete faturamento recorde de R$ 13 bilhões em vendas, um crescimento de 8% em relação a 2024, impulsionado por juros mais baixos, renda em recuperação e antecipação das compras de final de ano.

Pensando nisso, a instituição reforça que o período exige das micro e pequenas empresas preparo e estratégia para conquistar um consumidor cada vez mais racional. A recomendação é que os empreendedores antecipem o planejamento, revisando estoques, margens e fornecedores para evitar custos extras e atrasos.

Além de se planejar financeiramente, também é importante estar atento aos benefícios oferecidos pelos próprios bancos e instituições financeiras. Uma possibilidade é buscar um melhor investimento de renda fixa, e outros investimentos.

Vinculados à conta PJ ou ao cartão corporativo, programas permitem acumular pontos a partir dos gastos do negócio, que podem ser trocados por benefícios como cashback e descontos na fatura, ajudando a fazer melhor gestão financeira.

No entanto, muitas pessoas ainda deixam de aproveitar essas vantagens. Segundo a pesquisa C6 Bank/Ipsos-IPec, apesar de pouco mais da metade (54%) das pessoas de classes mais altas terem cartão que acumula pontos, só uma em cada quatro usa o benefício.

O Sebrae reforça ainda que o sucesso no período depende da inovação e do uso estratégico da tecnologia. A instituição recomenda que as empresas aproveitem ferramentas digitais acessíveis, como inteligência artificial generativa, automação de campanhas e ferramentas de Customer Relationship Management (CRM) para personalizar ofertas.

Também está entre as orientações testar campanhas e canais com antecedência, garantindo maior performance no dia, e usar as redes sociais e influenciadores locais para criar engajamento. Além disso, é recomendado oferecer descontos reais e comunicações transparentes, considerando que o consumidor atual está mais atento a preços inflados.

Período também deve movimentar vagas no varejo

Além de aquecer as vendas e o mercado de crédito, esse período do ano também promete movimentar o mercado de trabalho. Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), realizado em parceria com a Offerwise Pesquisas, o fim de ano deve gerar aproximadamente 118 mil vagas no varejo em todo o país.

São quase 8 mil oportunidades a mais do que em 2024. Entre as contratações, 50% das empresas afirmam optar por trabalhadores temporários, enquanto 34% planejam efetivar colaboradores já. O tempo médio dos contratos é de 2,5 meses, podendo chegar a três meses nas capitais.

As funções mais procuradas nas datas comemorativas são voltadas ao atendimento direto ao consumidor, incluindo vendedores (31%), recepcionistas (11%) e cargos como balconistas, ajudante, manicure e cabeleireiro (em torno de 6% cada).

Outro dado trazido pela pesquisa é que 47% dos empresários devem manter funcionários após o período de festas, transformando a contratação sazonal em oportunidade permanente. A pesquisa também indica maior formalização: 53% das vagas devem ser preenchidas com carteira assinada, enquanto 41% serão informais, redução de 11 pontos percentuais frente ao ano anterior.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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