Inter obtém aprovação do Fed para atuar como banco estrangeiro nos EUA

Inter obtém aprovação do Fed para atuar como banco estrangeiro nos EUA

Autorização fortalece a estratégia global da companhia

O Inter (NASDAQ: INTR), Super App financeiro global com mais de 41 milhões de clientes, recebeu aprovação do Florida Office of Financial Regulation (OFR) e do Federal Reserve (Fed) para estabelecer uma agência internacional na Flórida, nos Estados Unidos. Na prática, a partir de agora, o Inter passa a atuar como banco para clientes internacionais em qualquer parte do mundo, a partir de sua filial nos Estados Unidos, marcando um avanço relevante em sua estratégia de expansão internacional.

A autorização viabiliza a abertura de uma agência em Miami, cidade onde o Inter mantém sua sede global desde 2021, fortalecendo sua atuação “além fronteiras” e ampliando o portfólio de serviços financeiros oferecidos a pessoas físicas e empresas. “Esse passo reforça nossa ambição de atuar como uma plataforma global”, afirma João Vitor Menin, CEO Global do Inter.

“A agência em Miami nos permitirá escalar nossa oferta, gerar mais conveniência e valor para os clientes e fortalecer a posição do Inter no sistema financeiro internacional”, destaca o executivo.

Com a aprovação, o Inter passa a integrar um grupo seleto de instituições financeiras internacionais autorizadas a operar uma agência nos Estados Unidos. A nova operação funcionará como um hub bancário digital-first e permitirá ampliar a oferta de produtos bancários e de crédito, incluindo contas correntes e de poupança, cartões de débito e crédito, além de diferentes modalidades de financiamento. A estrutura também possibilitará a captação de depósitos em dólar de clientes estrangeiros e o fortalecimento do suporte a empresas internacionais com operações nos EUA, por meio de serviços financeiros orientados por tecnologia e em conformidade com a regulação local.

Atendimento a comunidades internacionais

Além disso, a presença local amplia a capacidade do Inter de atender comunidades multiculturais e internacionais em crescimento no mercado norte-americano. Do ponto de vista estratégico, a nova agência contribui para a otimização da plataforma global do banco, com uma estrutura de captação de recursos mais eficiente, redução de custos operacionais, melhoria da experiência do usuário e maior agilidade no desenvolvimento e lançamento de novos produtos.

O Inter foi o primeiro banco digital do Brasil e hoje está entre as principais plataformas digitais de serviços financeiros do país, além de ser uma empresa relevante no mercado de remessas internacionais. A instituição também responde por cerca de 10% dos pagamentos entre pessoas realizados no Brasil por meio do PIX. À medida que amplia sua presença nos Estados Unidos, o Inter segue avançando em sua missão de criar um mundo em que as interações entre pessoas gerem mais valor.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *