Shopee vai capacitar mais de 100 mil empreendedores em 2026 para impulsionar o e-commerce no Brasil

Shopee vai capacitar mais de 100 mil empreendedores em 2026  para impulsionar o e-commerce no Brasil

Movimento reforça a estratégia da empresa de reinvestir no ecossistema de vendedores e acelerar a economia digital

A Shopee reforça seu investimento de longo prazo nas micro, pequenas e médias empresas brasileiras, aumentando em quatro vezes o valor destinado a iniciativas de capacitação e incentivos comerciais para vendedores ao longo de 2026. Ao intensificar o suporte para os empreendedores locais, que já são responsáveis por mais de 90% das vendas na plataforma, a Shopee quer oferecer o conhecimento e as ferramentas para que as PMEs cresçam de forma sustentável na economia digital.

“Nosso papel vai além de conectar consumidores e vendedores. Somos um parceiro do empreendedor. Ao investir em tecnologia, capacitação e benefícios, geramos mais oportunidades e fomentamos o ecossistema de e-commerce como um todo”, afirma Felipe Lima, head de Desenvolvimento de Negócios da Shopee no Brasil. “Nosso foco é ajudar o lojista em todos os estágios de sua jornada, do início ao crescimento sustentável do negócio”, complementa.

Capacitação em escala nacional

Na frente de educação, a empresa expandirá seus programas de capacitação para treinar mais de 100 mil vendedores ao longo do ano em uma série de eventos presenciais, online e parcerias institucionais. O programa “Shopee na Estrada”, iniciativa itinerante que leva conteúdos técnicos e sessões de mentoria aos principais pólos econômicos do país, terá seu alcance ampliado com mais de 50 edições previstas para 2026.

A empresa também segue ampliando seu impacto por meio de parcerias com instituições como o Ministério do Empreendedorismo (MEMP) e a ApexBrasil para fomentar mais oportunidades. A colaboração com o Sebrae, por exemplo, resultou em uma plataforma de e-learning que ganhará novas trilhas ainda este ano.

Ferramentas para acelerar o crescimento

O investimento também abrange a ampliação de incentivos comerciais, como créditos para Shopee Ads e o Programa de Afiliados do Vendedor. Essas soluções, somadas a outras ferramentas gratuitas como Shopee Lives e Shopee Vídeos, oferecem aos lojistas formas de ampliar a visibilidade dos seus negócios na plataforma e escalar vendas.

Além disso, a Shopee também trabalha em novas tecnologias, incluindo inteligência artificial para auxiliar pequenas empresas a operarem de forma mais eficiente e conveniente.

Melhor experiência para consumidor

Paralelamente aos investimentos para o desenvolvimento dos vendedores, a Shopee seguirá investindo de forma contínua em outras áreas estratégicas para aprimorar a experiência de todo o ecossistema. Na frente de logística, a empresa continuará a expansão de sua malha para oferecer entregas cada vez mais rápidas.

Para os consumidores, a plataforma fortalece seu investimento em benefícios como cupons de frete grátis, descontos e cashback, além de grandes campanhas. Essas iniciativas, embora não façam parte do novo investimento para vendedores, beneficiam todo o ecossistema empreendedor da Shopee e trazem ainda mais visibilidade aos lojistas.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *