Empresas B no Paraná são referências em modelo de negócios

Empresas B no Paraná são referências em modelo de negócios

O Brasil já conta mais de 200 empresas de pequeno, médio e grande porte que possuem a Certificação B – chancela da organização norte-americana sem fins lucrativos B-Lab, que atesta o compromisso das companhias de serem social e ecologicamente responsáveis. No estado do Paraná, sete empresas que contam com a importante certificação, se uniram em um movimento que incentiva outras companhias a buscarem um modelo de negócios mais transparente, responsável e sustentável.

Herbarium, localizada em Colombo, região metropolitana de Curitiba (PR), líder ereferência em fitoterápicos no Brasil, em parceria com a Rentcars.com, maior plataforma online para a locação de veículos da América Latina, a Editora Voo, especializada na publicação de conteúdos de impacto, a Beegreen, empresa fabricante de produtos sustentáveis de produção brasileira, a Feito Brasil, marca de cosméticos e dermocosméticos naturais e tipicamente brasileiros, a Laluz Brasil, empresa têxtil com foco em sustentabilidade, e a We.Flow, empresa de Consultoria e treinamento para sustentabilidade e liderança consciente, por iniciativa própria fizeram uma campanha nas redes sociais para explicar melhor sobre a certificação que avalia cinco áreas de impacto: governança, trabalhadores, clientes, comunidade e meio ambiente, e ainda, para instigar novos empresários a aderirem a este modelo de atuação.

Reconhecimento

Para Marcelo Geraldi, presidente da Herbarium, a certificação como Empresa B é o reconhecimento de uma cultura corporativa que prioriza o bem-estar e a sustentabilidade. “Em toda a nossa cadeia de atuação investimos nas práticas ambientais, em programas socioeducacionais locais e optamos por fornecedores comprometidos com os valores da Herbarium. Outra preocupação diz respeito ao processo de logística reversa e as escolhas conscientes de materiais a serem usados nos pontos de vendas. Nosso objetivo é ser referência em práticas que priorizem a sustentabilidade e o bem-estar. Atuar de forma transparente e responsável faz parte desta construção”, detalha o executivo.

“É gratificante ver que o trabalho que estamos realizando tem um reconhecimento tão importante e vai ao encontro com questões relevantes para a sociedade”, conta Flavia Feliz, Co-fundadora da We.Flow. De acordo com a executiva, uma das importantes ações desenvolvidas pela empresa no pilar governança, é a promoção da equidade de gênero na composição do time de profissionais e a priorização de fornecedores e parceiros de propriedade majoritariamente feminina ou de pessoas pertencentes a populações sub-representadas. Hoje, 75% do seu quadro de colaboradores é formado por mulheres e das 6 posições de lideranças da empresa, 5 são ocupadas por elas.

Ações realizadas

O CEO da Rentcars.com, Francisco Millarch, compartilha que conheceu a certificação B em uma viagem internacional e imediatamente quis reforçar as práticas internamente. A empresa realizou algumas adequações para obter o selo, já que muito do que fazia já era alinhado com o conceito. “Como a Rentcars.com não possui um negócio considerado de impacto social, teve que aumentar ainda a sua atuação em outras frentes para se adaptar às necessidades da certificação. Muitas das ações realizadas focaram em governança, meio ambiente, comunidade e colaboradores”, finaliza o CEO.

Para Fabiana Muranaka, fundadora e designer da Laluz Brasil, é fundamental que empresas de porte menores também entendam a sua responsabilidade com as pessoas e o meio ambiente. “Estes empresários e empreendedores precisam compreender que, independentemente do tamanho de seu negócio, é possível impactar o mundo de alguma forma. O selo B funciona ainda como um impulso para a evolução constante de algumas empresas.

Caminho a ser seguido

A sócia da Editora Voo, Claudia Kubrusly, conta que para a companhia a certificação não é vista como destino final e, sim, como um caminho a ser seguido. “Queremos um mundo que funcione para todos e com este objetivo, uma das ações que realizamos com o foco no pilar comunidade é destinar mais de 3% da receita bruta de cada livro vendido para contrapartidas sociais, como o projeto “Voo Para um Futuro Melhor” que trabalha o incentivo à leitura com adolescentes em cumprimento de pena socioeducativa”, explica a sócia.

A CEO e fundadora da Bee Green, Jessica Pertile, complementa que vê a certificação como um guarda-chuva de empresas com propósitos alinhados. “Fazer parte de uma rede como esta fortalece causas e nos auxilia com um direcionamento a seguir.”

Já Giulio Peron, CEO da Feito Brasil, vê o Selo B como um aval não apenas no Brasil, mas também, em todo o mundo. “Ser B comprova o nosso compromisso com uma economia mais inclusiva e mais equitativa, além de reforçar que é possível realizar um consumo consciente e que dignifica o ser humano”, complementa.

Esta movimentação das empresas brasileiras vai de encontro com uma dinâmica global que propõe uma nova mentalidade econômica que vise não apenas o lucro, mas também, interesses éticos e sociais.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *