Apenas 4 em cada 10 brasileiros se preparam para a aposentadoria

Apenas 4 em cada 10 brasileiros se preparam para a aposentadoria
Pesquisa realizada este ano pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) junto ao Banco Central (BC) aponta que apenas 4 em cada 10 brasileiros se preparam para a aposentadoria. Com números alarmantes, a especialista em educação financeira, planejamento e investimentos, voltados exclusivamente para o público feminino, Gláucia Coutinho, explica e dá as dicas de como encarar a aposentadoria de uma vez por todas.

Segundo Gláucia, engana-se quem pensa que daqui a alguns anos vai conseguir gastar menos do que atualmente. “Além da velhice custar caro por inúmeros fatores, a expectativa de vida dos brasileiros aumenta a cada ano, por isso é extremamente importante estar minimamente preparado para a longevidade e para encarar este desafio de começar a investir no futuro”, recomenda.

Para começar, a especialista deixa 5 perguntas básicas, que todo mundo busca uma resposta:

• Quanto é preciso ter de renda oriunda da previdência privada quando se aposentar?

Para responder essa pergunta é importante avaliar quanto quer ter de renda total quando se aposentar. Precisa entender se a sua renda de aposentadoria virá única e exclusivamente da previdência privada ou terá uma parte oriunda do benefício do INSS. Geralmente devemos trabalhar para manter a renda que temos hoje.

• Quantos anos é preciso contribuir para ter uma vida confortável?

O ideal é contribuir entre 20 e 30 anos, para que o valor mensal de contribuição não seja um valor muito alto.

• Com quanto começar?

Hoje as melhores opções de previdência privada começam com valor de R$ 5 mil. Se você não tem esse valor no momento, pode contratar uma previdência com valores menores e quando atingir R$ 5 mil, pode começar a investir em uma previdência com melhor rentabilidade.

• Quanto investir todo mês?

Essa pergunta está diretamente ligada com a pergunta de quanto tempo eu preciso contribuir. Sempre indico que seja investido na previdência, no mínimo, 10% da sua renda mensal. Porém, se você não tiver 20 anos pela frente esse percentual pode aumentar.

• Onde investir e quem buscar para começar a planejar o futuro?

Um assessor de investimento, com um bom conhecimento de previdência privada  orientar na escolha dos melhores investimentos em previdência privada. Inclusive com a possibilidade de dar benefícios tributários.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *