Movimentações de capital de risco no país têm forte aumento

Movimentações de capital de risco no país têm forte aumento

O relatório da KPMG intitulado “Venture Pulse” apontou que o Brasil movimentou, no segundo trimestre deste ano, mais de 2,7 bilhões de dólares em capital de risco (venture capital), um aumento de mais de 300% em relação ao mesmo período de 2020 quando foram negociados cerca de 576 milhões de dólares. O destaque foram as startups do setor financeiro (fintechs), sendo que somente o Nubank recebeu mais de 1,5 bilhão de dólares, ficando entre os cinco maiores aportes realizados. Na lista, constam ainda o Quinto Andar com 300 milhões de dólares e CloudWalk com 201 milhões de dólares.

“O ecossistema das startups brasileiras continua a se expandir e se diversificar, atraindo interesse contínuo do investidor estrangeiro com as fintechs sendo uma área de grandes investimentos em todas as regiões do mundo, particularmente, as que atuam com pagamentos que continuam a crescer em escala. Esse movimento manterá o investimento de capital de risco muito forte no terceiro trimestre também”, analisou o sócio líder de Private Enterprise da KPMG no Brasil e na América do Sul, Jubran Coelho.

Investimento global em capital de risco disparou no período

O investimento global em capital de risco também atingiu um novo recorde no segundo trimestre, com US$ 157,1 bilhões levantados em 7.687 negócios. O nível de investimento em capital de risco foi impulsionado por dez rodadas de financiamento de mais de 1 bilhão de dólares em oito países, incluindo o Brasil:
 Northvolt, sediada na Suécia – 2,75 bilhões de dólares;
 Waymo, sediada nos Estados Unidos – 2,5 bilhões de dólares;
 J&T Express, sediada na Indonésia – 2 bilhões de dólares;
 BYJU, sediada na Índia – 1,5 bilhões de dólares;
 Nubank, sediado no Brasil – 1,5 bilhão de dólares;
 Horizon Robotics, sediada na China – 1,5 bilhão de dólares;
 SpaceX, sediada nos Estados Unidos – 1,16 bilhão de dólares;
 A Celonis, sediada na Alemanha, a MessageBird, sediada na Holanda, e a Epic Games, sediada nos Estados Unidos, também levantaram 1 bilhão de dólares cada.

As Américas atraíram um recorde de 84,1 bilhões de dólares em investimentos durante este período, com os Estados Unidos respondendo por 75,8 bilhões de dólares desse total. Já na Europa, o investimento em capital de risco continuou em ascensão, atingindo 34 bilhões de dólares pelo sexto trimestre consecutivo. O investimento em capital de risco na Ásia-Pacífico caiu em relação ao trimestre anterior, para 38 bilhões de dólares, mas permaneceu robusto em comparação com as normas históricas.

“A diversidade foi realmente a característica definidora do mercado de capital de risco dos países onde os negócios ocorreram, com diferentes setores atraindo investimentos. Vimos até mesmo um aumento no percentual de recursos provenientes de investidores não tradicionais no segmento de capital de risco. O Brasil atraiu diversas rodadas superiores a 200 milhões de dólares no período, com claro avanço na maturidade do ecossistema local”, finalizou o sócio-líder de consultoria em mercado de capital de ações da KPMG e líder de Investimento e Inovação da Leap, Rodrigo Guedes.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *