Investimento em TI vai continuar

A IDC Brasil, líder em inteliência de mercado, consultoria e eventos para as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, realizou pelo quinto ano consecutivo o estudo IDC Brazil Financial Insights Investment, que tem como principal objetivo entender os investimentos feitos pelas instituições do setor financeiro em Tecnologia da Informação. Ao todo foram ouvidos 33 bancos grandes (de acordo com a lista dos dez maiores da Febraban), médios e pequenos, e 29 seguradoras, entre os meses de junho e julho deste ano.

De acordo com diretor de consultoria da IDC Brasil, Roberto Gutierrez, do ponto de vista do uso de tecnologia, a indústria financeira é, talvez, a mais importante entre todos os setores de negócios no Brasil. Em outras palavras, tecnologia é quase o ‘core business’ de muitas dessas instituições. Este último estudo revela que 61% das empresas investiram mais em TI neste ano e 31% mantiveram seus orçamentos iguais aos de 2009. Apenas 8% investiram menos, declara.

O estudo revela ainda que, para 2011, os investimentos devem continuar em alta. Das 62 empresas, 54% têm certeza ou têm claras intenções de que vão aplicar mais em TI do que em 2010, 42% afirmaram que os valores investidos deverão ser os mesmos deste ano e apenas 3% disseram que vão investir menos. ဠprimeira vista, parece que em 2011 o crescimento dos investimentos em TI será menor. Porém, o crescimento deste ano deve-se em parte a uma recuperação de 2009, que foi um pouco mais difícil devido á  crise mundial. Ou seja, é impressionante ver que mais da metade das empresas ainda vai aumentar em 2011 seus orçamentos em relação a este ano, que já foi bastante bom”, disse o diretor da IDC.

O IDC Brazil Financial Insights Investment apontou também que para os bancos a prioridade é o aumento da eficiência operacional, enquanto que para as seguradoras é o aumento da receita. Os gastos com tecnologia serão, principalmente, direcionados a estes dois temas. E o grande desafio enfrentado pelos CIOs ainda é a complexidade da arquitetura de tecnologia. Qualquer solução que os fornecedores puderem oferecer para minimizar isso, será bem recebido pelo mercado”, avalia Gutierrez.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *