Feriado nos EUA deve reduzir liquidez global nesta segunda-feira

Feriado nos EUA deve reduzir liquidez global nesta segunda-feira
Nesta segunda-feira os mercados em Nova York permanecem fechados em função do feriado do Dia da Independência dos Estados Unidos. Com isso é esperado uma diminuição na liquidez global, o que pode acarretar em aumento da volatilidade. Na agenda econômica global tem-se ps PMIs composto e de serviços da China, Alemanha, zona do euro e EUA, bem como as atas de reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) e Federal Reserve (FED). Na sexta-feira desta semana também é esperado o relatório de empregos (payroll) dos EUA de junho. Por aqui são aguardados o IPCA de junho e a produção industrial de maio, enquanto o mercado monitora a situação da PEC dos benefícios na Câmara dos Deputados, informa a equipe de especialistas da Travelex.
Nos negócios locais é esperado que o mercado acompanhe o bom humor europeu nesta manhã, uma vez que os mercados norte-americanos não negociarão hoje. Contudo, a queda do petróleo pode prejudicar as ações de empresas ligadas à commodity. O índice DXY, que relaciona o dólar com os seis principais pares cai, o que pode trazer certo alívio no mercado de câmbio e de juros, porém os investidores seguem monitorando indicadores inflacionários e, principalmente, o andamento da PEC dos benefícios na Câmara, que pode representar risco fiscal. O contrato futuro de índice Bovespa negociava em queda de 0,90% às 09h20 desta manhã, enquanto o dólar comercial operava em queda de 0,11% neste mesmo horário.
Lá fora os contratos futuros de petróleo operam em queda, com baixa liquidez em função do feriado nos EUA. Os temores relacionados à uma possível recessão global devido às políticas de controle inflacionário pelos principais bancos centrais seguem pressionando a commodity, uma vez que isso afetaria a demanda por petróleo. Na Europa as principais bolsas operam em alta, indicando possível recuperação dos prejuízos da semana passada. Já na Ásia as bolsas fecharam sem direção única.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *