Valmet é reconhecida no ranking CDP

Valmet é reconhecida no ranking CDP

Multinacional finlandesa figurou na “A List” da organização internacional pelas consistentes estratégias de sustentabilidade e descarbonização

A organização internacional sem fins lucrativos CDP (Carbon Disclosure Program) é uma plataforma global de divulgação ambiental que impulsiona empresas e governos a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, salvaguardar os recursos hídricos e proteger as florestas. Baseado em uma análise das estratégias, metas, governança, riscos e oportunidades, gestão de riscos e ações no último ano, o CDP reconheceu a Valmet como líder global em sustentabilidade corporativa, incluindo-a na “A List” pela transparência de suas estratégias de mitigação das mudanças climáticas e desenvolvimento de tecnologias e soluções de baixo carbono.

Dentre os destaques, está o Programa de Clima “rumo a um futuro neutro em carbono”. A iniciativa consiste em uma continuação do abrangente trabalho na área de sustentabilidade da multinacional finlandesa e inclui metas ambiciosas de redução de emissões de CO² e ações concretas para toda a cadeia de valor, incluindo suas próprias operações, além da cadeia de suprimentos e os impactos gerados pelo uso das tecnologias Valmet pelos clientes. O programa está alinhado com o Acordo de Clima de Paris, que consiste em limitar o aumento da temperatura da Terra a 1,5º C e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

“Nossa meta é diminuir em 80% as emissões de CO² em nossas operações e em 20% na cadeia de suprimentos da empresa até 2030, sem compensação de emissões. As ações sustentáveis incluem toda a cadeia de produção e também na fase de uso das tecnologias onde nossos objetivos são dois: o primeiro é de reduzir em pelo 20% as emissões considerando as tecnologias atuais e o segundo é desenvolver tecnologias que permitam a produção de celulose e de papel totalmente neutra em carbono. Estamos orgulhosos dos nossos compromissos e esforços contínuos para limitar o impacto ambiental de nossos processos e produtos em toda a cadeia de nossa atuação”, explica o presidente da Valmet na América do Sul, Celso Tacla.

A Valmet mantém posição de liderança no programa climático do CDP desde 2016, corroborando que a sustentabilidade está no centro das operações e estratégia de negócios da companhia.

Portfólio com tecnologias que garantem eficiência energética  

Hoje, as fábricas de celulose dos clientes que utilizam as tecnologias da Valmet são 100% autossuficientes em bioenergia. Ainda, a oferta atual de caldeiras de biomassa da Valmet permite a produção de energia e calor 100% livre de fósseis.

“Estamos felizes em ser reconhecidos pelos nossos esforços para mitigar as mudanças climáticas. Como a maior parte da pegada de carbono da cadeia de valor da Valmet se origina do uso das nossas tecnologias pelos clientes, o programa enfatiza a capacidade da Valmet de criar tecnologias que permitirão uma produção 100% neutra em carbono para os clientes”, afirma a vice-presidente de Marketing, Comunicação, Sustentabilidade e Relações Corporativas, Anu Salonsaari-Posti.

Ainda em 2022, a Valmet foi reconhecida pelas suas ações e estratégias para reduzir as mudanças climáticas em outros importantes rankings, como a inclusão pelo 9º ano consecutivo no Índice Dow Jones de Sustentabilidade como uma das líderes mundiais em sustentabilidade, a conquista da distinção no Global Sustainability Yearbook 2022 da S&P Global, a medalha de ouro EcoVadis Platina em avaliação anual de sustentabilidade e a classificação máxima AAA na MSCI ESG Ratings.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *