BRDE Labs busca empresas que precisam de soluções em Inovação Verde e Equidade

BRDE Labs busca empresas que precisam de soluções em Inovação Verde e Equidade

Organizações interessadas têm até 28 de fevereiro para se inscreverem

A conexão entre empresas consolidadas e soluções inovadoras de startups proporcionada pelo BRDE Labs tem como temática principal em 2023 “Inovação Verde e Equidade”. Nessa sexta-feira (17), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, com suas parceiras Hotmilk – Ecossistema de Inovação da PUC/PR e a AMCHAM Brasil – Câmara Americana de Comércio, promoveram videoconferência para apresentar a iniciativa a representantes de empresas interessadas em se tornarem “âncoras”, como são chamadas as organizações que pretendem resolver desafios operacionais através de inovação aberta no programa.

As inscrições estão abertas até dia 28 (fevereiro) para empresas paranaenses, ou com operações de pesquisa e desenvolvimento no estado, de todos os ramos de atividade. Nessa quarta edição, o BRDE busca empresas que podem investir para encontrar soluções relacionadas a: Economia Circular, Eficiência Energética, Emissão de Carbono, Consumo Consciente, Energia Limpa, Direitos Humanos, Diversidade, Inclusão, entre outros aspectos relacionados ao tema principal. Para saber mais sobre acesse: https://www.brdelabs.com.br/pr 

“O BRDE já é o mais importante financiador de inovação da região sul, atuando nos pilares crédito, sendo o maior repassador de recursos da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), e investimento, com aporte de recursos em três fundos investidores destinados à capitalização de negócios inovadores”, informou o presidente do banco, Wilson Bley Lipski. “O fomento ao ecossistema de inovação é o terceiro pilar que, com o BRDE Labs, todo ano traz, cada vez mais, soluções que beneficiam as empresas do nosso Paraná”, apontou.

“O BRDE Labs é um instrumento totalmente patrocinado pelo banco para transformar o ambiente de inovação na região sul do Brasil fomentando conexão entre desafios do mercado e soluções que podem ser testadas de forma controlada, sem apresentar riscos”, explicou a gerente de planejamento do BRDE, Lisiane Astarita, que coordena o programa no Paraná. “Ele acontece em ciclos anuais, sempre apresentando uma temática diferente, com o intuito de gerar valor para os participantes e promover negócios”, completou.

Durante o lançamento desta edição, durante o Show Rural, o diretor da aceleradora Hotmilk PUCPR, Fernando Luciano, reconheceu o valor da parceria com o BRDE. “Esse programa promove a cadeia de inovação tríplice hélice, universidade, setor produtivo e governo. Já foram impactadas 28 empresas âncoras, com 692 startups de 22 estados pelo Brasil, que se inscreverem, sendo 250 empresas por ano e tentando solucionar cerca de 61 desafios das grandes empresas”, declarou.

Fases do Programa

Durante a apresentação, a equipe da Hotmilk PUCPR explicou como será a trajetória das empresas selecionadas como âncoras. Há um período de definição dos desafios, em que os times do BRDE e da Hotmilk promovem workshops de mapeamento dos problemas dentro das empresas que podem ser resolvidos no intercâmbio com uma startup. Nessa fase inicial, também ocorrem as Trilhas de Conhecimento, onde os profissionais designados pelas empresas têm acesso à Universidade da Inovação, um ambiente com capacitações online e ao vivo, em que são oferecidas aulas sobre “Liderança para o futuro”, Captação de Recursos para inovação” e workshops de práticas para inovação.
Com os desafios mapeados, a fase seguinte é captar as startups que podem solucioná-los. Na sequência, as solucionadoras apresentam pitches com suas propostas e as selecionadas, pelas empresas âncoras. E nessa fase participam da imersão e aceleração, ciclos em que podem ocorrer provas de conceitos (POC’s), ou seja, as soluções são testadas.
As empresas e as startups selecionadas após os pitches participam da Comunidade BRDE Labs, que também é formada por participantes das edições anteriores.  Elas passam a ter acesso a eventos e conteúdos exclusivos dessa e das próximas edições do programa, acesso a base de contatos das startups participantes das edições anteriores e a grupos para troca de informações e desafios. Outros benefícios são: créditos mensais para utilização da estrutura da Hotmilk, onde há uma sala exclusiva do BRDE Labs; vantagens para aquisição de produtos da Hotmilk e da PUCPR; e, o Selo de Empresa Inovadora.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *