Engepoli está entre as 10 únicas empresas do mundo certificadas pela FM Approval

Engepoli está entre as 10 únicas empresas do mundo certificadas pela FM Approval

Certificação é concedida após rigorosos testes que incluem simulações de ventos com força de furacão, chuvas de granizo, flamabilidade e resistência mecânica

A Engepoli, companhia paranaense com 25 anos sendo especialista no desenvolvimento de soluções de iluminação e ventilação natural para a indústria, logística e varejos, alcançou a Certificação FM Approval, consolidando-se entre as dez únicas empresas no mundo a possuir esse reconhecimento no segmento de domos para iluminação natural. A certificação é concedida pela FM Global, após rigorosos testes que incluem simulações de ventos com força de furacão, chuvas de granizo, flamabilidade e resistência mecânica.

“Como parte do processo para certificação, fomos submetidos a testes rigorosos, incluindo um teste de resistência a chuvas de granizo com esferas do tamanho máximo, com duas polegadas, similar a bolas de sinuca”, conta Cassio Pissetti, diretor técnico e comercial da Engepoli

Os testes e a aprovação do selo foram aplicados nos domos Skylux 555 Ultra e Skylux 777 Ultra, modelos mais populares produzidos pela Engepoli. O selo comprova a conformidade com padrões internacionais e a capacidade dos produtos e sistemas da companhia atenderem aos desafios mais exigentes; a Engepoli é a única com essa certificação na região da América do Sul, Central e Caribe.

Pissetti conta que o mercado brasileiro já está aderindo à certificação FM Approval, principalmente em empresas multinacionais, que reconhecem a importância de investir na resistência das suas estruturas para evitar perdas futuras. Essa demanda é crescente em um cenário onde eventos climáticos extremos — ventos fortes, chuvas de granizo, tempestades e calor intenso — tornam-se cada vez mais frequentes.

“Com as mudanças climáticas que já estão acontecendo e que se intensificarão nos próximos anos, as obras que não estão preparadas podem sofrer perdas patrimoniais e até de vidas. Já as que estão preparadas, que passaram por dimensionamentos adequados e possuem certificações, têm uma maior resiliência e uma capacidade de suportar maiores esforços”, completa.

Tecnologia, sustentabilidade e resistência

Com a certificação FM Approval, a Engepoli expande sua atuação em soluções que equilibram tecnologia, sustentabilidade e resiliência. Seus sistemas priorizam durabilidade, eficiência energética e inovação tecnológica, com foco em reduzir o consumo de energia elétrica por meio de soluções sustentáveis. “Nossas soluções, que garantem até 80% de transmissão de luz natural, lideram o mercado nacional e refletem seu compromisso com economia, conforto e qualidade”, diz o diretor.

Além da certificação, a Engepoli reforça sua posição como referência em sustentabilidade com projetos como o Skylux Building, showroom de 700m² que incorpora suas principais inovações e é a única construção certificada da região. Neste sentido, a empresa buscou a certificação Leed Platinum, que reconhece este empreendimento dentro dos mais altos padrões de eficiência energética.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *