Data centers impulsionam valorização imobiliária e abrem novas oportunidades de negócios

Data centers impulsionam valorização imobiliária e abrem novas oportunidades de negócios
Fernando Palamone.

Crescimento na construção de complexos tecnológicos aquece o mercado imobiliário ao redor e atrai empresas e investidores

Uma pesquisa recente da consultoria CBRE destaca o Brasil como o principal mercado de data centers na América Latina, com um estoque total de 595 megawatts (MW) instalados. A expectativa é que o país adicione mais 220 MW em 2025, representando cerca de 65% da expansão prevista para a região ainda este ano.

A crescente demanda por infraestrutura digital e armazenamento de dados, impulsiona a construção de data centers como um dos principais vetores de transformação em diversas regiões do Brasil. Para além da tecnologia, esse movimento tem gerado um efeito positivo no mercado imobiliário, com valorização de terrenos, aumento na procura por imóveis e estímulo ao desenvolvimento urbano.

Segundo Fernando Palamone, CEO da RT-One, empresa dedicada ao avanço da inteligência artificial, segurança cibernética e computação em nuvem, a instalação de um data center gera um “ecossistema de oportunidades” ao seu redor.

“Não se trata apenas de uma construção isolada. A presença de um data center atrai prestadores de serviços, fornecedores, profissionais qualificados e empresas que desejam estar próximas a esses centros estratégicos, o que naturalmente aquece o mercado de imóveis residenciais, comerciais e logísticos nas proximidades”, explica Fernando Palamone.

Benefícios diretos e indiretos ao entorno

A construção desses complexos de alta performance envolve grandes investimentos em infraestrutura, segurança, energia e conectividade. Isso tende a promover melhorias urbanas na região — como vias de acesso, fornecimento de energia elétrica e conectividade com fibra ótica, impactando diretamente a qualidade de vida da população local e aumentando o apelo para investidores.

Entre os principais benefícios da implantação de data centers estão:

  • Alta demanda por imóveis ao entorno e valorização imobiliária dos já existentes
  • Geração de empregos diretos e indiretos durante e após a construção;
  • Desenvolvimento de comércio e serviços para atender à nova demanda;
  • Atração de outras empresas de tecnologia que buscam proximidade com hubs digitais;
  • Aprimoramento da infraestrutura urbana e conectividade

A procura por imóveis nas regiões próximas a novos data centers tem crescido especialmente por parte de investidores e empresas que buscam aproveitar o potencial de valorização. Fernando observa um aumento significativo na busca por terrenos e galpões logísticos em áreas onde há projetos em andamento.

“A consolidação de um data center transforma o perfil da região. Passa a haver maior fluxo de pessoas, mais demanda por habitação, alimentação, mobilidade e segurança. Tudo isso impulsiona a cadeia imobiliária e cria um círculo virtuoso de crescimento”, finaliza o CEO.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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