Varejo alimentar aposta no mercado pet para crescer e fidelizar clientes

Varejo alimentar aposta no mercado pet para crescer e fidelizar clientes

Setor é pouco explorado e cheio de oportunidades

O mercado pet brasileiro, avaliado em R$ 78 bilhões em 2025, é cada vez mais reconhecido como uma oportunidade estratégica pelo varejo alimentar. Supermercados e redes de hipermercados vêm estruturando suas operações para explorar esse segmento, que ainda não é dominado por ninguém, identificando oportunidades em produtos, serviços e fidelização de clientes. Durante o Festival Pet, por exemplo, redes como o grupo Coop registraram aumento de 50% nas vendas na categoria e projetam crescimento de até 20% apenas nesse setor.

Para Ricardo de Oliveira, especialista em gestão de pet shops, fundador da Fórmula Pet Shop e diretor de expansão da Bable Pet, o mercado pet é um território ainda pouco explorado e cheio de oportunidades. “O varejo alimentar percebeu seu potencial e está chegando cada vez mais estruturado, com estratégias de marketing, serviços e experiências que atraem clientes. Pet shops que não se adaptarem e não investirem em diferenciação e experiência do cliente podem perder relevância rapidamente”, destaca.

Desafios

Para os pet shops independentes, a entrada de players estruturados representa um desafio e uma oportunidade: diferenciar serviços, criar experiências personalizadas e investir em estratégias de marketing para fidelizar clientes torna-se essencial para manter a competitividade. A profissionalização do setor, impulsionada por franquias e consultorias especializadas, também permite que pequenos lojistas aprimorem operações e explorem novas oportunidades.

Segundo dados da APAS, consumidores “pais de pet” gastam até 40% mais nos supermercados, evidenciando que o setor pet é cada vez mais central para a competitividade do varejo alimentar. “O mercado pet ainda está em expansão e não há um domínio consolidado. Quem conseguir combinar expertise, experiência do cliente e posicionamento estratégico tem espaço para crescer de forma sustentável, mesmo diante da concorrência dos supermercados”, reforça Ricardo.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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