PIX perde exclusividade e apostas esportivas disparam

PIX perde exclusividade e apostas esportivas disparam

Estudo inédito da Pagsmile revela que o setor de sports betting assumiu a liderança nas transações online

O primeiro semestre de 2025 marcou uma reconfiguração profunda no ecossistema do entretenimento digital e dos meios de pagamento no Brasil. Segundo levantamento exclusivo da Pagsmile, a vertical de apostas esportivas (sports betting) ultrapassou pela primeira vez o segmento de cassinos online, respondendo por 59,5% do total transacionado, com um volume de R$ 434,7 milhões em apenas três meses. Já o cassino digital processou R$ 295,8 milhões (40,5%), invertendo a hegemonia observada até 2024.

A pesquisa aponta que o avanço das bets é resultado direto da regulamentação do setor, do crescimento do apelo esportivo em um ano de eventos como Copa América e Olimpíadas, e da adoção massiva de dispositivos móveis como principal meio de aposta. Campanhas publicitárias e influenciadores digitais também impulsionaram a migração de novos perfis de usuários para o universo das apostas esportivas.

Além da virada nas verticais de entretenimento, o relatório revela uma mudança expressiva nos hábitos de pagamento do consumidor digital. O PIX, que reinava absoluto em 2023 com 98% da receita, caiu para 63,29% em 2025, uma perda de mais de 30 pontos percentuais em dois anos.

Em seu lugar, transferências bancárias via Open Finance ganharam força, atingindo 26,28% de participação, enquanto o método SPEI (México) despontou com 8,61%, sinalizando expansão regional da Pagsmile na América Latina. Carteiras digitais (wallets) e PSE (Colômbia) também começam a registrar presença, reforçando a tendência de regionalização e diversificação dos meios de pagamento.

O consumidor digital latino-americano está mais exigente e conectado. Ele busca métodos de pagamento locais, confiáveis e integrados ao seu cotidiano financeiro. Isso redefine estratégias de entrada e competitividade das plataformas internacionais”, destaca Marlon Tseng, CEO da Pagsmile.

O relatório ainda observa que o crescimento da transferência bancária pode estar ligado a limites operacionais do PIX e a novas exigências de compliance impostas por reguladores do mercado de apostas. Essa mudança demonstra uma busca por meios com maior rastreabilidade e controle, especialmente em setores de alta movimentação financeira.

Em paralelo, verticais como e-commerce, streaming e games também começam a capturar o efeito da diversificação dos pagamentos. No comércio eletrônico, a integração via Open Finance e carteiras digitais deve impulsionar as compras cross-border até o fim do ano. Já o streaming tende a se beneficiar de pagamentos instantâneos e modelos híbridos de assinatura e pay-per-view.

No consolidado, o levantamento da Pagsmile mostra que 2025 é o ano da fragmentação dos pagamentos e da expansão regional do entretenimento digital, com o Brasil assumindo papel de protagonismo no ecossistema latino-americano.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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