Nestlé usa IA e dados para transformar desafios em oportunidades

Nestlé usa IA e dados para transformar desafios em oportunidades

Iniciativa liderada pelo Laboratório de Dados da Nestlé Brasil já identificou um potencial de cerca de R$ 70 milhões com soluções criadas dentro da casa

Seguindo sua jornada de transformação digital estratégica, a Nestlé Brasil apresenta o Data Fast Track (DFT), um programa interno de inovação que já identificou um potencial de mais de R$ 70 milhões de saving em diferentes áreas de atuação da empresa. A iniciativa utiliza a força da análise de dados com Inteligência Artificial para testar hipóteses de negócio, otimizar investimentos e acelerar a tomada de decisões.

O programa se destaca por sua abordagem ágil e orientada a resultados. Em ciclos de 8 semanas, equipes multidisciplinares dedicadas (compostas por gerentes de produtos, engenheiros e cientistas de dados) se conectam com diferentes negócios da companhia (como Vendas, Supply, Logística, etc) e trabalham intensamente para testar e validar ideias de forma rápida, minimizando investimentos de alto risco e maximizando o aprendizado. A metodologia “Fail Fast, Learn Fast” (erre rápido, aprenda rápido, em tradução literal) incentiva a experimentação e revisões contínuas, permitindo que a Nestlé se adapte com agilidade às mudanças do mercado e às demandas dos consumidores.

O Data Fast Track segue um processo bem estruturado para transformar desafios de negócio em soluções concretas e testáveis. A jornada começa com a captação das oportunidades e necessidades via plataforma centralizada, garantindo organização e transparência. Em seguida, ocorre um alinhamento entre as áreas envolvidas  que avaliam, de forma colaborativa, se o melhor caminho é desenvolver uma Prova de Conceito (PoC) ou um Produto Mínimo Viável (MVP). Depois, seguindo uma matriz de priorização estratégica, a liderança define quais iniciativas seguirão adiante, com base no potencial de impacto, viabilidade de execução e alinhamento com os objetivos da empresa. Com a aprovação, equipes multidisciplinares formadas pelas áreas de tecnologia e do negócio se dedicam a entender o problema em profundidade e buscar soluções inovadoras. Por fim, a etapa de desenvolvimento e entrega é conduzida pela equipe técnica em ciclos semanais, com entregas frequentes e validações contínuas junto às áreas de negócio, garantindo agilidade e efetividade das soluções propostas.

Provas de conceito

Em seu primeiro ano de implementação, foram realizadas sete provas de conceito, com três evoluindo para business cases com investimentos planejados, além de um projeto caminhando para se tornar um pilar estratégico dentro da área de Logística Física da companhia.

Dentre os cases de sucesso, destacam-se o Supply Compras, que identificou que, ao otimizar a concentração de compras de caixas de papelão e embalagens flexíveis, há uma economia potencial de até R$ 1 milhão somente em um pequeno recorte de tempo analisado. Outro exemplo é o Supply Logística Física, que, por meio de aplicação de técnicas de ciência de dados, sugere caminhos para aprimorar a estratégia de contratação de frete spot. Esse último o projeto é tão promissor que está em análise a criação de  uma estrutura dedicada na própria área, demonstrando o poder do DFT em transformar projetos-piloto em iniciativas estratégicas.

Além dos ganhos financeiros, o DFT está impulsionando uma transformação cultural na Nestlé. A iniciativa está mostrando que a ciência de dados e ferramentas como a Inteligência Artificial podem auxiliar nas tomadas de decisões dos especialistas, fomentando a colaboração e capacitando os colaboradores a experimentar, inovar e buscar soluções criativas para os desafios do dia a dia.

Com a expansão do Data Fast Track para outras áreas do negócio, houve uma mudança significativa na cultura de experimentação com dados dentro da Companhia. Se antes, o DataLab não era considerado como parceiro estratégico para resolução de problemas das unidades, hoje o engajamento cresceu exponencialmente”, ressalta Brunno Ragonha, diretor de Data Science & Analytics da Nestlé Brasil.

O executivo revela que a expectativa é desenvolver dez novos projetos ainda em 2025, incluindo soluções para o setor de Recursos Humanos com foco em saúde mental.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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