Vencedor do “Oscar das Finanças” no Paraná é do interior do estado

Vencedor do “Oscar das Finanças” no Paraná é do interior do estado

Carlos Alberto Pereira, superintendente administrativo e financeiro da Frimesa, foi o vencedor do Prêmio Equilibrista, promovido pelo Ibef-PR

Carlos Alberto Pereira, superintendente administrativo e financeiro da Frimesa, com sede em Medianeira, teve seu case escolhido pela comissão técnica do Ibef-PR como o vencedor do Prêmio Equilibrista 2025. Ao abrir caminho para uma expansão com o objetivo de dobrar o faturamento da cooperativa até 2030, o executivo, que recebeu o reconhecimento em grande estilo, chegou ao palco entre brindes e abraços, para receber a escultura que representa o “equilíbrio” essencial aos líderes financeiros.

A premiação foi realizada no Castelo do Batel, em um evento que marcou a noite da capital paranaense, selando o bom desempenho de todos os executivos financeiros do Paraná e comemorando também os 40 anos do Prêmio e do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná (IBEF-PR).

Nesta edição, o interior do estado mostrou sua força e presença, pois outra empresa do interior também foi homenageada na noite. Como “Destaque em Finanças”, Luiz Custodio, diretor financeiro da Gazin S.A., sediada em Douradina-PR, ampliou o acesso ao mercado de capitais e reduziu significativamente o custo de capital da empresa, recebendo também o reconhecimento na cerimônia.

Valdemir Cosmo, diretor financeiro da Skelt Beauty Brands, responsável por um projeto que reduziu o ciclo financeiro em 30% e diminuiu em 20% a necessidade de capital de giro, recebeu sua homenagem também como “Destaque em Finanças”.

O grande case vencedor, apresentado por Carlos Alberto Pereira (Frimesa), destacou o impacto do FIDC de R$ 200 milhões, estruturado em 2024, que reduziu a alavancagem em 45,4% e possibilitou uma expansão que deve dobrar o faturamento até 2030. “Elaboramos um grande projeto de investimentos, mais de R$ 1,4 bilhão, e também um fundo que será um instrumento para financiar o crescimento contínuo da companhia”, explicou o executivo.

Carlos Alberto Pereira também descreveu como foi a sensação de receber o reconhecimento: “Estou muito honrado e feliz, pois sempre admirei o IBEF-PR, e hoje é um prazer estar aqui recebendo este reconhecimento em uma data tão significativa, marcada pelos 40 anos do Prêmio”, afirmou o superintendente administrativo e financeiro da Frimesa.

A festa foi marcada ainda pelo recorde de público, revelando um engajamento cada vez maior da comunidade financeira local, que ultrapassou os 450 participantes convidados. O presidente do IBEF-PR, Carlos Peres, destacou: “a disputa de alto nível entre os participantes, a presença recorde da comunidade financeira e a produção cuidadosa do evento em todos os detalhes formaram uma harmonia marcante, celebrando os 40 anos do IBEF-PR e do Prêmio Equilibrista da melhor forma possível, em uma das edições mais memoráveis de toda a história do nosso Instituto, que pela primeira vez revelou o grande vencedor apenas no dia do evento”, afirmou Peres.

Neste ano, o evento foi apresentado pelo Banco Safra, com patrocínio diamante do C6 Bank e da Gaia Silva Gaede Advogados. Como patrocinadores ouro figuram Valore Elbrus, TOTVS, Grant Thornton, Sancor Seguros, KPMG, PwC, Deloitte e Mazutti Ribas Stern.

Crédito da foto: Fredi Fotos.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *