Halloween já supera o Natal em vendas de doces

Halloween já supera o Natal em vendas de doces

Época de travessuras e gostosuras se tornou relevante para o calendário do varejo brasileiro

O mês de outubro se consolida como um dos mais estratégicos para o setor de candies no Brasil. Na Cory Alimentos, o período supera, em termos de volume de vendas, até mesmo o Natal, impulsionado por datas como o Dia das Crianças e, especialmente, o Halloween, que registra um crescimento expressivo no consumo de doces e guloseimas, core business da companhia.

A celebração de 31 de outubro tem ganhado espaço no calendário nacional, com destaque para o público jovem e para as classes A e B. De acordo com Daniel Andreolli, diretor de Marketing e Inovação da Cory, outubro já figura entre os três meses de maior desempenho comercial da empresa, com volume 30% superior ao registrado no Natal. “O que impulsiona esse resultado são as características do nosso portfólio, com foco em doces e guloseimas”, explica Andreolli.

As categorias de balas em torção e flow pack lideram as vendas no período, com destaque para marcas como Icekiss, Azedinha, Lílith e Chita. Neste ano, a Cory também registrou boa performance com o lançamento das balas e drops mastigáveis Paçoquita, fruto de um novo licenciamento, além de X-Chew, o primeiro drops com gelatina do país.

Outra frente de crescimento e que é uma aposta da companhia, de acordo com o diretor, vem da linha de biscoitos recheados Hipopó, especialmente com a nova versão “lanchinho” (pacote com 4 unidades). “É um produto que constatamos que tem sido muito procurado para compor saquinhos surpresa, brindes e na distribuição de doces no Halloween. Uma nova característica para consumo que se adaptou bem ao comportamento e à tradição das festas do período”, continua Andreolli.

Pesquisa

A força do Halloween também é comprovada por dados de mercado. Segundo Pesquisa Proprietária Globo, realizada em agosto deste ano com uma amostra de 1,5 mil respondentes, 33% dos brasileiros pretendem comemorar a data em 2025, índice que chega a 50% nas classes A e B. Nesse grupo, metade afirma que pretende comprar doces para presentear ou distribuir. De acordo com o mesmo levantamento, que pode ser acessado no link, o impacto da festividade no varejo é significativo com um crescimento de 34% nas vendas de produtos ligados ao Halloween entre 2023 e 2024.

Além dos produtos disponíveis, a Cory também lançou versões especiais de vampiro e bruxo do boneco do icônico personagem da marca, o Hipopó, para venda e ações promocionais em Ribeirão Preto/SP, sede da empresa. “É mais uma forma de comemorarmos o período de Halloween e nos aproximarmos do nosso consumidor que tem respondido de forma muito positiva aos nossos produtos”, conclui o diretor.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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