Setor de loteamentos investe R$ 23 bilhões em infraestrutura

Setor de loteamentos investe R$ 23 bilhões em infraestrutura

AELO destaca crescimento das vendas, geração de empregos e preservação de 13 mil campos de futebol em áreas verdes

O setor de loteamentos urbanos se destaca por seu papel estratégico na economia brasileira. Segundo levantamento da Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (AELO), nos últimos cinco anos, foram investidos R$ 23 bilhões em capital privado em infraestrutura, envolvendo obras de saneamento, energia, pavimentação e implantação de áreas verdes. O setor é uma das principais forças de expansão urbana planejada do país, combinando crescimento econômico, geração de empregos e sustentabilidade ambiental.

Os números impressionam: 444 mil novos lotes foram criados no período, totalizando 115 milhões de metros quadrados urbanizados — o equivalente a quase 60 mil campos de futebol. Somente em áreas verdes e de lazer, o setor preservou o equivalente a 13 mil campos de futebol e plantou 2,2 milhões de árvores. O Estado de São Paulo lidera os investimentos, com R$ 2,3 bilhões aplicados em infraestrutura.

“Tudo começa com um lote. O loteamento é o primeiro passo da habitação e um motor essencial da economia urbana. Cada novo empreendimento gera empregos, movimenta o comércio local e amplia o acesso à moradia com infraestrutura completa”, afirma Caio Carmona Cesar Portugal, presidente da AELO.

De acordo com dados da consultoria Brain, o mercado segue aquecido: apesar da queda de 4% no número de lançamentos, as vendas de lotes cresceram 15% no primeiro trimestre de 2025 e as perspectivas até o final do ano são positivas. Para a AELO, o novo modelo de crédito habitacional, anunciado pelo governo federal em outubro, pode estimular uma retomada dos lançamentos e atrair novos investimentos privados.

Papel dos loteamentos

Além de sua relevância econômica, os loteamentos têm papel fundamental no planejamento urbano sustentável porque mais de 55% das áreas dos empreendimentos são destinadas a espaços públicos, lazer e preservação ambiental.

“O crescimento urbano precisa ser planejado e regularizado. É isso que garante infraestrutura de qualidade e preservação ambiental. Por isso, a AELO mantém a campanha Lote Legal, que orienta o consumidor e combate os loteamentos clandestinos”, reforça Portugal.

A campanha Lote Legal oferece uma cartilha gratuita com informações sobre como identificar um lote regular e seguro para compra, até lista os principais golpes. O material está disponível no site da AELO – https://aelo.com.br/servicos-lote-legal/

Crédito da foto: reprodução Internet

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

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