Redes sociais já pautam metade das compras online
71% dos consumidores já compraram após ver anúncios
As redes sociais se consolidaram como motores de consumo. Segundo a pesquisa Ecommerce Trends 2026, realizada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, 58% dos brasileiros pesquisam produtos nessas plataformas e 71% já compraram após ver anúncios.
O Instagram lidera, concentrando 75% das pesquisas e 55% das compras, seguido por YouTube e TikTok. A influência dos criadores também cresce: 42% dos consumidores já compraram por indicação, especialmente entre jovens e mulheres. Confira a pesquisaaqui.
Em 2024, o TikTok Shop movimentou 33,2 bilhões de dólares em vendas globais, quase o triplo do GMV atingido em 2023, de acordo com balanço da própria companhia. Segundo relatório do Santander, a plataforma pode chegar a um volume de vendas de 39 bilhões no mundo, impulsionada por sua chegada no Brasil, neste ano, onde pode capturar de 5% a 9% do comércio eletrônico nacional.
De acordo com a Pesquisa de Intenção de Compra da LWSA, 4 em cada 10 consumidores pretendem buscar promoções e recomendações da Black Friday diretamente nas redes sociais, com destaque para TikTok e Instagram. O estudo mostra ainda que 10,1% dos brasileiros já realizaram compras via TikTok Shop. As redes se tornaram as novas vitrines do consumo digital, onde marcas e criadores dividem o mesmo palco e o mesmo carrinho.


