Andersen Ballão inaugura unidade em Chapecó e fortalece atuação fora do Paraná

Andersen Ballão inaugura unidade em Chapecó e fortalece atuação fora do Paraná

A banca escolhe polo agroindustrial catarinense para ampliar a interlocução com empresas nacionais e estrangeiras

O escritório Andersen Ballão Advocacia deu um passo inédito em sua trajetória de 46 anos ao inaugurar sua primeira unidade fora do Paraná. A cidade escolhida foi Chapecó, no Oeste catarinense, polo econômico com influência regional e internacional, que tem se destacado nos indicadores de crescimento e na projeção global de seus produtos e serviços.

Com sede em Curitiba e atuação consolidada em diversos segmentos do Direito Empresarial, a banca se posiciona entre os escritórios mais reconhecidos do país, figurando em rankings nacionais e internacionais como Chambers and Partners, Leaders League e Análise Advocacia. Sua atuação abrange empresas de médio e grande porte em setores como infraestrutura, agronegócio, tecnologia, indústria, comércio exterior e energia, atendendo casos com presença em cinco continentes. A abertura em Santa Catarina amplia a capilaridade da atuação, aproximando a banca de novos mercados e de regiões com crescente dinâmica empresarial.

A chegada a Chapecó representa a consolidação da presença da ABA no Sul do país. É uma cidade com vocação empreendedora, elevada densidade de negócios e forte integração com mercados do Paraná e do Rio Grande do Sul A expansão permitirá que ampliemos o suporte a empresas em processo de crescimento e internacionalização, além de facilitar a interlocução com grupos estrangeiros interessados na região.

Escolha de Chapecó

A escolha do município não foi casual. Segundo dados do IBGE, Chapecó é a quinta maior economia de Santa Catarina. O município se destaca especialmente na agroindústria, na construção civil e no comércio, sendo uma das maiores exportadoras de proteína animal do país, com presença em mais de 70 mercados internacionais.

Instalada no centro da cidade, a unidade contará com estrutura integrada à sede de Curitiba, mantendo o modelo de atendimento multidisciplinar e atuação em todas as áreas do Direito nas quais o escritório já é reconhecido. A operação será liderada localmente pela advogada Ana Bonassi, especialista em Direito Digital, com apoio contínuo de sócios e profissionais da sede. Funcionará como um escritório único, com a fluidez proporcionada pela tecnologia, mas com presença física constante e uma escuta próxima da realidade local.

Fundada em 1979 pelo advogado Wilson José Andersen Ballão, a Andersen Ballão consolidou-se como uma banca de excelência técnica, com forte atuação consultiva e contenciosa. A estrutura atual conta com aproximadamente cem profissionais especializados, que operam com fluência jurídica e cultural em contextos internacionais diversos.

Crédito da foto: Kalinca Ritter

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *