Paccar fortalece pólo automotivo do Paraná
O pólo automotivo do Paraná se fortalece ainda mais a partir desta quinta-feira (15), com a assinatura do protocolo de intenções entre o governo do Paraná e a norte-americana Paccar, que vai produzir caminhões da marca DAF, no Distrito Industrial de Ponta Grossa. Para convencer a indústria a investir US$ 200 milhões no Paraná, o governo de Beto Richa concedeu incentivo de oito anos de diferimento para 90% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Isso significa que, durante esse peíodo, a montadora pagará 10% do ICMS devido. Como este é o tributo que mais impacta o caixa das empresas, a Paccar terá um diferencial competitivo considerável, pois poderá dessa forma aumentar sua rentabilidade no país ou reduzir preços.
A fábrica da Paccar deve entrar em operação em 2013 e vai gerar 500 empregos diretos. A instalação da Paccar vai aumentar a produção nacional de caminhões, que, em 2010, foi de 191,6 mil unidades, com crescimento de 57% em relação a 2009, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).








