Porto de Paranaguá recebe mais de 5 mil carros elétricos em uma única operação

Porto de Paranaguá recebe mais de 5 mil carros elétricos em uma única operação

 Desembarque foi o maior em número de unidades já registrado

A primeira semana de maio registrou a maior movimentação de veículos já realizada pela Portos do Paraná, com destaque para o desembarque de 5.101 carros elétricos de um único navio vindo da China. A operação, concluída na última terça-feira (05), durou 24 horas e envolveu cerca de 350 trabalhadores distribuídos em diferentes turnos.

Foi a maior operação já realizada no Porto de Paranaguá, coordenada pela Ascensus Gestão e Participações, empresa responsável pela movimentação desse tipo de carga. Em março, outra grande operação já havia movimentado 3.370 unidades com motor elétrico. Somente no primeiro trimestre de 2026, mais de 20,9 mil veículos (entre elétricos e convencionais) foram embarcados ou desembarcados em Paranaguá, um aumento de 100% em relação ao mesmo período de 2025.

A Portos do Paraná vem despontando cada vez mais nesse tipo de operação e está entre os principais portos brasileiros na movimentação de veículos e cargas rolantes. Atualmente, o porto conta com cinco linhas marítimas do segmento automotivo em operação.

Eficiência operacional

Para o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, esse desempenho é resultado da eficiência operacional, que vai desde o recebimento dos navios até o embarque e desembarque, além do alto nível de produtividade ao longo de todo o processo. “Outro fator é a mão de obra envolvida, que reúne centenas de profissionais reconhecidos pelas empresas do setor como os mais cuidadosos do País”, destacou.

O diretor da Ascensus também aponta a qualificação dos trabalhadores como um dos principais diferenciais. Outro ponto positivo é a estrutura dedicada ao recebimento de veículos. “Paranaguá conta com um berço exclusivo para navios do tipo Ro-Ro (Roll-on/Roll-off). Isso evita a disputa com outras cargas e reduz o tempo de espera, tornando a operação mais ágil e eficiente”, explicou.

Operação sustentável

Outro destaque da operação é o navio _Saic Anji Harmony_, de bandeira liberiana, construído em 2024 e considerado sustentável por ser movido a Gás Natural Liquefeito (GNL). A embarcação está entre as maiores do mundo para o transporte de veículos, com capacidade para 7.660 unidades.

Em março deste ano, a Portos do Paraná lançou o Plano de Descarbonização, que prevê a adoção de medidas para reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). O plano foi elaborado pela Fundación Valenciaport, vinculada ao Porto de Valência.

Entre as ações previstas está a priorização na atracação de navios considerados mais sustentáveis, com melhor desempenho ambiental. Essas embarcações têm preferência na programação de atracação, conforme previsto no Regulamento de Programação, Operações e Atracações de Navios (edição 2023), que incentiva a redução das emissões no ambiente portuário.

Crédito da foto: Claudio Neves

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *