Grupo paranaense de alimentação se destaca no cenário nacional e conquista 4 reconhecimentos no 1º semestre

Grupo paranaense de alimentação se destaca no cenário nacional e conquista 4 reconhecimentos no 1º semestre
Juliana Titon.                                                                               Foto: Keko Pascuzzi e Marcelo Machado/RN Imagem

As marcas Spedini e It’s Grill, do Grupo Tavola, recebem chancelas de autoridades do setor e se destacam com selo de ESG

O Grupo Tavola conquistou o conceito de 5 estrelas com a marca Spedini na premiação Melhores Franquias da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e se fortalece entre as melhores franquias do país. O reconhecimento vem após um primeiro trimestre aquecido para o franchising brasileiro, que cresceu 10,1% em faturamento e movimentou mais de R$ 72,7 bilhões nos primeiros meses de 2026. Em ritmo de expansão, o grupo também foi reconhecido pelas iniciativas de ESG com a rede It’s Grill, a partir da chancela adicional concedida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), autoridade máxima no mercado de franchising nacional.

Há mais de três décadas no mercado, a Spedini conquista espaço como uma das melhores franquias do Brasil, de acordo com o conceito recebido da Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Os critérios avaliados pelo veículo abordam desde o desempenho, com dados de crescimento, taxa de retorno e número de lojas, até a qualidade da rede, com o suporte oferecido, a força da marca e inovação, e a satisfação do franqueado, com questões como treinamentos, consultoria e manuais. Toda a avaliação é feita com base nas respostas dos franqueados. Essa não foi a primeira participação do grupo na premiação. Em 2024, a It’s Grill já havia conquistado 5 estrelas no conceito do veículo, mas é a primeira vez que a Spedini participa da pesquisa.

Ainda no primeiro trimestre de 2026, a ABF reconheceu ambas as marcas do grupo com o Selo Excelência em Franchising. A Spedini conquistou o seu 14º Selo pela organização, e a It’s Grill alcançou o 1º Selo com a chancela adicional de ESG. A premiação é o reconhecimento máximo no setor nacional e também serve como um indicativo de mercado baseado na satisfação da própria rede franqueada.

“Esses reconhecimentos são um termômetro importante do nosso desempenho, pois refletem a satisfação e o impacto das marcas no mercado. A partir das análises por trás de cada chancela identificamos pontos em que estamos acertando e outros que podemos evoluir”, afirma a diretora de operações do Grupo Tavola, Juliana Titon.

Reconhecimento em ESG

Práticas de gestão de resíduos, uso eficiente dos recursos no dia a dia, ações de qualificação e treinamento dos colaboradores são alguns dos pontos levantados pela ABF durante a análise de ESG. A organização também avalia como a companhia envolve e se comunica com os franqueados e consumidores.

O uso de materiais biodegradáveis nas embalagens do delivery já é realidade na It’s Grill. “A chancela adicional de ESG com a It’s Grill é um marco para o grupo. Medidas concretas envolvendo os três pilares são essenciais para a longevidade de uma empresa, e nos comprometemos a avançar em direção a resultados cada vez melhores”, destaca Juliana.

As duas redes integram o Grupo Tavola, que também é responsável pela microfranquia Massah!. Com 31 anos de atuação, a Spedini soma 17 unidades distribuídas entre Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Já a It’s Grill, fundada em 2011, conta com 10 operações concentradas no Paraná.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *