CFO da C.Vale é o vencedor do prêmio Equilibrista 2026

CFO da C.Vale é o vencedor do prêmio Equilibrista 2026

Marcelo Afonso Riedi, foi reconhecido por sua atuação estratégica na gestão de liquidez, fortalecimento da governança financeira e ampliação do acesso ao mercado de capitais

Marcelo Afonso Riedi, diretor administrativo-financeiro da C.Vale Cooperativa Agroindustrial, é o vencedor do Prêmio Equilibrista 2026, principal reconhecimento do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Paraná (IBEF-PR). A cerimônia, realizada nesta quinta-feira (15), no Castelo do Batel, em Curitiba, reuniu mais de 400 pessoas, com representantes de mais de 160 empresas.

Riedi foi reconhecido por sua atuação na estruturação do planejamento de liquidez da cooperativa em um cenário de volatilidade global no agronegócio. Entre os resultados Entre os resultados de sua gestão estão a obtenção do primeiro rating corporativo formal da história da C.Vale e a ampliação das possibilidades de captação de recursos por meio do mercado de capitais.

“O grande desafio foi trazer um pouco do mercado de capitais para o interior, apresentar o cooperativismo aos investidores. O investidor ainda não conhecia bem esse modelo de negócio, e precisávamos equalizar as expectativas de um lado com as necessidades produtivas do outro”, afirma o executivo. Ao deixar uma mensagem aos profissionais da área, o vencedor também destacou a responsabilidade coletiva da função. “Trabalhar duro, ser honesto e sempre direcionar o teu trabalho para fazer o bem para o coletivo. Esse é o nosso papel”, diz .

Helisul e Valmet recebem reconhecimento

Na categoria principal, também foram reconhecidos como Destaques em Finanças José Roberto Scheller Junior, CFO para a América Latina da Helisul Aviação, e Lucio Pandolfi Junior, diretor financeiro para a América Latina da Valmet. Scheller se destacou pela atuação em captação de recursos, governança de capital e internacionalização da Helisul, incluindo a aquisição da chilena Ecocopter.

Em cinco anos, a receita do grupo triplicou e a frota chegou a 134 aeronaves.

Pandolfi foi reconhecido por sua liderança financeira e tributária durante a execução do Projeto Arauco Sucuriú, avaliado em US$ 4,6 bilhões, que exigiu integração de conformidade, gestão de riscos cambiais e estruturação orçamentária.

Eliane Ferlin vence o Revelação em Finanças

Na categoria Revelação em Finanças, a vencedora foi Eliane Márcia Antonio Ferlin, gerente financeira da Frimesa Cooperativa Agroindustrial. A executiva liderou a reestruturação da operação de crédito da cooperativa, com automação de processos, integração de birôs de crédito ao ERP Oracle e concepção de um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) próprio. As mudanças reduziram os pedidos retidos de 1.200 para 60 por dia e contribuíram para estabilizar a inadimplência em 0,2%. A estratégia também preservou mais de R$ 200 milhões em relação à média do setor e reduziu o índice de alavancagem para 3,83 vezes o EBITDA.

“Melhoramos a performance da equipe, que passou a ter um olhar mais crítico para os problemas, em vez de ficar concentrada nas atividades burocráticas do dia a dia. Assim, os profissionais se tornaram mais analíticos e passaram a dedicar seu tempo às situações que realmente exigem uma ação humana”, destaca Eliane.

Para Carlos Peres, presidente do IBEF-PR, a premiação ganha ainda mais relevância diante dos desafios econômicos e tecnológicos enfrentados pelos profissionais de finanças.

“Nunca foi tão desafiador para os executivos de finanças quanto neste momento. Vemos cenários de juros altos, tanto no Brasil quanto no ambiente internacional, além da necessidade de implementar soluções tecnológicas para ganhar eficiência e reduzir custos”, destaca Peres.

O processo de votação e a consolidação dos resultados foram auditados pela Grant Thornton de forma independente. Em sua 41ª edição, o Prêmio Equilibrista reconhece executivos e profissionais que contribuem para a excelência da gestão financeira e para o desenvolvimento das organizações no Paraná.

O Prêmio Equilibrista 2026 foi apresentado pelo Banco Safra, com patrocínio merchandising da Audi e Volvo; patrocínio ouro de Gaia Silva Gaede Advogados, TOTVS, Techfin, PwC Brasil, C6 Bank, KPMG, PROPOSITO, Deloitte, Mazutti Ribas Stern Advogados e Simões Pires; patrocínio prata de MCS Markup e Forvis Mazars; auditoria da Grant Thornton e Gazeta do Povo e Rádio Lumen como media partner.

Crédito da foto: Divulgação IBEF/PR             .

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 52 anos na área de jornalismo, sendo 50 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Há 25 anos é professora titular do curso de Jornalismo da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 19 anos de blog, mais de 50 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 21 prêmios, com destaque para Embrapa Floresta (Menção Honrosa em 2025); VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *