Correr atrás de descontos vale a pena e dá para fazer uma boa economia de dinheiro

Com exceção das tarifas de água, energia elétrica, telefone e impostos, onde não há muito o que se discutir em termos de preços, a maioria dos produtos não tem valor fixo. Portanto, quem souber negociar pode conseguir descontos realmente muito interessantes. Neste sentido, o consumidor deve adotar uma postura ativa no comércio,  discutindo preços e correndo atrás dos descontos.

Praticamente todos os itens que compramos são passíveis de descontos. Os bens de maior valor, como por exemplo, os imóveis e automóveis, são os que mais podem ser negociados. Ao optar uma casa usada, principalmente se o proprietário estiver precisando de dinheiro, mais fácil se tornará negociar um abatimento no preço.

Quem tem dinheiro em mãos sempre conseguirá aproveitar as melhores oportunidades. E isso não ocorre  somente no caso dos itens de alto valor. Os descontos podem ser encontrados em diversos produtos, como móveis, itens para festas, eletrônicos e roupas. No caso dos móveis, o que normalmente encarece é o design. Entretanto, se o comprador abrir mão disso consegue decorar sua casa a preços muito menores.

O que também ajuda na redução dos preços, além de ter o dinheiro á  vista, é a compra múltipla. Quando se decide comprar diversos itens no mesmo local, o poder de negociação aumenta e o preço cai.

E no caso dos eletrônicos? A estratégia para conseguir uma redução de preços é esperar pelo menos  três meses depois do lançamento, para verificar que o preço caiu significativamente.

Nos  restaurantes,  não há a possibilidade de negociar com o garçom o preço do prato. Mas pode-se ir ao estabelecimento e desembolsar muito menos se tiver um cupom de desconto.

Já em relação aos vendedores, eles realmente são bem mais articulados do que o consumidor numa negociação. Afinal de contas eles fazem isso todos os dias. Porém, se o consumidor souber o que quer, e apresentar um orçamento pré-definido, certamente será bem sucedido. As dicas são do educador financeiro Mauro Calil.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *