Colocar ou não a foto no curículo?

Até mesmo especialistas questionam se a foto deve ou não ser colocada no curículo.  Alguns dizem que sim, enquanto outros dizem que não. A dúvida vem desde os peíodos anteriores á  internet, e permanece até hoje quando o assunto é o curículo online.

Para o presidente da Curriculum.com.br, o maior banco de dados de profissionais do país, Marcelo Abrileri,  uma
boa dica para o profissional é responder a três perguntas: O cargo exige boa aparência? Você tem boa aparência? Você tem uma foto de boa qualidade, onde está bem nela? Se ele responder sim a todas as questões, então é aconselhável colocar a foto no curículo. No entanto, um não a qualquer uma destas três perguntas é o suficiente para não colocar foto no curículo.

Estas perguntas nascem da necessidade de colocar pontos fortes no curículo, de maneira correta e em harmonia com o objetivo profissional. De acordo com o especialista, nada de colocar fotos mal tiradas, com baixa resolução, fora de foco, com baixa luminosidade, ou ainda se a aparência na foto não contribuir. 

Se o profissional quiser colocar a foto, esta deve enquadrar o rosto com parte do ombro e tronco (como nas fotos 3×4). A foto deve transmitir simpatia e alegria, sempre com bom senso. Segundo o presidente da Curriculum.com.br, o candidato deve pensar bem, analisar e verificar o resultado final do curículo, que é como uma peça publicitária. E mesmo levando em consideração tudo o que já foi dito, o candidato deve verificar se gostou do resultado, sempre lembrando que, em alguns casos, uma boa foto no curículo pode ajudar, mas sempre será um risco. Compor o curículo com este detalhe mal trabalhado poderá pôr a perder a chance de uma entrevista presencial.

Soma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *