Especialistas norte-americanos debatem oportunidades de negócios inovadores com empresários brasileiros
Onze especialistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) participarão do Challenge of Innovation 201, que ocorre nesta terça (7), e quarta-feira (8), em São Paulo. O grupo debaterá as novas fronteiras e a visão de futuro de quatro setores estratégicos (energia, life science, ciência de materiais e negócios digitais) – áreas em que o instituto tem destaque internacional. As palestras são abertas à imprensa.
Entre os palestrantes está Linda Griffith (foto), que ficou mundialmente conhecida após criar uma orelha humana nas costas de um rato, e Joichi Ito, diretor do Media Lab, laboratório do MIT que reúne mais de 400 projetos, incluindo o carro do futuro e sociabilização de robôs para acompanhar a saúde das crianças ou dos idosos. Ito discutirá também uma nova tendência global da economia chamada sharing economy, em que o acesso é mais importante do que a posse dos bens. Por isso, compartilham-se carros, roupas de crianças, sofás e até apartamentos em plataformas online. Estima-se que esses negócios tenham potencial de mercado no valor de US$ 110 bilhões.
Promovido pela Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), de Santa Catarina, e pelo Industrial Liason Program do MIT (ILP-MIT), o Challenge of Innovation 2013 conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento segue os moldes de conferências internacionais do Industrial ILP-MIT, que trabalha para aproximar e integrar empresas de todo o mundo com instituições de ciência e tecnologia, universidades e grupos de pesquisa com o objetivo de gerar conhecimentos, tecnologias e soluções para grandes desafios globais.


