Coworkings brasileiros preparam programação especial para o Dia Mundial do Coworking

Na próxima sexta-feira (9), vários espaços de coworking brasileiros se unem e preparam programações especiais para o dia que celebra a tendência do trabalho compartilhado. O site coworkingday.org, criado especialmente para a ocasião, reúne o que está planejado em cada um dos espaços espalhados por todo o Brasil. Na Aldeia Coworking, primeiro coworking do Sul do País, o dia 9 de agosto será comemorado com palestras de coworkers contando suas experiências de trabalho e de vida, almoço coletivo, happy hour e um dia de trabalho gratuito para quem quiser experimentar o formato do coworking.

Em 2010, por meio de uma iniciativa do brasileiro Cadu de Castro Alves, que entrou em contato com o criador do primeiro coworking do mundo, Brad Neuberg, e com outros coworkings espalhados pelo mundo, foi criado o Coworking Day e estabelecido que na data 9 de agosto seria comemorado o dia mundial do coworking.

O formato do coworking foi criado há oito anos pelo engenheiro de software americano Brad Neuberg, que abriu o primeiro espaço destinado à nova forma de trabalhar e se relacionar. O anúncio, que aconteceu no dia 09 de agosto de 2005, difundia a ideia de que, uma vez no coworking, programadores, criativos, micro empresários, designers, advogados e profissionais de diversas áreas se juntariam em um mesmo espaço alguns dias por semana para trabalhar fugindo do isolamento e trocar experiências, além de diminuir custos.

“O coworking oferece o escritório de uma empresa tradicional, mas de uma maneira muito única”, definiu Neuberg. Desde então, cerca de 2500 espaços de coworking foram criados no mundo todo e o termo, bem como o conceito, foram cada vez mais difundidos. Atualmente calcula-se que haja 110 mil pessoas que utilizam coworkings para trabalhar e tocar seus projetos. O Brasil, com 76, é o sétimo país no mundo com mais coworkings.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *