Walmart anuncia novo presidente da rede no Brasil

O Walmart anunciou que o presidente da empresa no Brasil, Marcos Samaha, decidiu deixar a companhia e que o executivo Guilherme Loureiro irá assumir a presidência a partir de 31 de agosto. Marcos Samaha permanecerá até o final do mês para apoiar o processo de transição. “Após uma carreira de 14 anos, Marcos Samaha anunciou o seu plano de deixar a empresa para se dedicar a outros desafios profissionais. Gostaria de agradecer ao Marcos por todas as suas contribuições para o nosso negócio tanto no Brasil como na América Central”, afirmou Enrique Ostale, presidente e CEO do Walmart América Latina.
No Walmart desde 1999, Marcos Samaha ocupou diferentes posições até ser nomeado vice-presidente executivo e COO (Chief Operating Officer) para o Walmart Brasil em 2008. Em 2009, Marcos foi nomeado Presidente e CEO para o Walmart América Central, onde liderou as operações da empresa na Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua. De volta ao Brasil em 2010, assumiu naquele ano a presidência da empresa no país.
Guilherme Loureiro ingressou no Walmart em 2012 como Vice-presidente Executivo. Anteriormente, trabalhou por 24 anos na Unilever onde ocupou várias posições nas áreas de Finanças, Operações e Desenvolvimento de Negócios no Brasil, Chile, México, Reino Unido e Estados Unidos. Em sua última posição na Unilever, atuou como Vice-presidente Sênior de Estratégia Corporativa, Desenvolvimento de Negócios e Presidente da Unilever Ventures. Formado em Administração de Empresas pela FGV, também possui mestrado e doutorado em administração pela FGV.
“A reconhecida liderança e a habilidade de tomar decisões de Guilherme serão de grande valor para gerenciar a nossa operação no Brasil e levar a mais brasileiros a nossa missão de vender por menos para as pessoas viverem melhor”, comentou Enrique Ostale. “Realmente me identifiquei com a cultura da empresa e como fui bem recebido por todos. O potencial que temos de mudar a vida das pessoas e a qualidade do time me inspiram a continuar a construir o Walmart que queremos no Brasil”, destacou Guilherme Loureiro.
Até 30 de agosto, Marcos Samaha apoiará Guilherme na transição. Adicionalmente, ele ficará disponível para o time em caso de necessidade futura.








