Empresas investem em programas de fidelização para atrair e reter clientes

dotzAté bem pouco tempo atrás, os programas de fidelidade por pontuação eram, em sua maioria, feitos por bancos e operadoras de cartões de crédito – e ambos estavam atrelados aos programas de milhagem das companhias aéreas. Com o aumento da oferta de serviços e a diversidade de estratégias de marketing, as empresas perceberam a necessidade de conquistar e reter os clientes e começaram a oferecer produtos e serviços como uma importante ferramenta de fidelização. Os cartões de fidelidade passaram então a fazer parte do cotidiano dos consumidores, oferecidos em pequenas lojas e salões de beleza, até em redes de lojas nacionais.

No Brasil, esse modelo foi fortemente difundido em 2009, quando a Dotz trouxe para o varejo brasileiro o conceito de programa de fidelidade por coalização, ou seja, um programa de fidelidade que reúne vários estabelecimentos, como postos de combustível, supermercados, farmácias, lojas de vestuário, entre outros, em que o consumidor junta uma mesma moeda.

“O programa da Dotz atende todas as classes, já que o consumidor faz as compras do dia a dia e ainda ganha dotz. Ele conta com uma rede de parceiros variada. Cada compra no supermercado, posto de combustível, farmácia e todos os outros parceiros, rende dotz. Pagamento de compras com o cartão Ourocard, do Banco do Brasil, garante ainda mais dotz. As trocas podem ser feitas por passagens aéreas, produtos eletrônicos, recarga de celular, milk shakes e ingressos de cinema, por exemplo”, explica o presidente da Dotz, Roberto Chade.

O Programa Dotz já tem mais de nove milhões de clientes em oito estados brasileiros. O crescimento se deve, principalmente, ao mix de parceiros nacionais: Banco do Brasil, Compra Fácil, Bob’s, Farmácias Pague Menos, e aos regionais. Em Santa Catarina e Paraná, estão a rede Angeloni (supermercados, postos e farmácias), lojas UATT?, Zutty Calçados, rede Prata Fina, entre outros.

 

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *