Uma nova profissão: caçador de cafés especiais

MokaClube_CoffeHunting2Não é segredo para ninguém que o café é o queridinho dos brasileiros. Segundo a  Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), a bebida é a segunda mais consumida entre os brasileiros e só perde para a água. Dentre as diferentes opções disponíveis para compra, compreender todas e saber qual é a melhor pode parecer impossível. Para isso, surgem profissões inusitadas, como o Coffee Hunter – o caçador de cafés.
Ele passa boa parte do seu dia buscando diferentes métodos de preparos e particularidades dos grãos 100% arábica, com ganham nota acima de 85 pela BSCA – Brazil Speciality Coffee Association, pelo plantio, colheita e cuidado com o grão.

Hugo Rocco é o caçador do Moka Clube, o primeiro serviço de assinatura de cafés especiais do Brasil. “Sou um apaixonado por café, ainda mais por grãos especiais. Cada grão possui um aroma e corpo diferente e minha missão é selecionar diferentes cafés e enviá-los aos membros do clube”, afirma um dos sócios do Moka.

Ao pesquisar diariamente quais são fazendas produtoras de café especial no Brasil, ele as contacta para uma visita pessoalmente. “Não me canso em viajar 600 ou 1000 km de distância para buscar um café de qualidade. Se é bom, merece mesmo ser divulgado no clube”, explica Hugo ao falar sobre o país ser o mais produtor e exportador de grãos para o mundo. “Praticamente todo café arábica produzido no país é exportado. O brasileiro pouco consome grãos especiais e por isso o Moka Clube só envia aos membros cafés escolhidos a dedo”, enfatiza o coffe hunter.

Em agosto de 2013 o clube completou um ano de seu lançamento e a cada dia conquista mais e mais adeptos do ouro negro brasileiro, que recebem 250 gramas de café especial em casa, com uma embalagem especial. “Somos cerca de 450 apaixonados por café. Temos membros no Brasil todo e também na Argentina que a cada caixinha se surpreendem com o grão que escolhi para o mês”, finaliza.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *