A diferença entre ser dedicado ou um workaholic

workaholicResponder e-mails de trabalho nos finais de semana, horas extras constantes, cancelamento de eventos sociais para realização de tarefas profissionais. Esses são alguns sintomas de quem já excedeu o limite da dedicação e se tornou um viciado em trabalho, também conhecido como workaholic. O que essas pessoas não percebem é que se dedicar integralmente à vida profissional em busca de um sonho pode afastá-lo pouco a pouco. Segundo a coach Cibele Nardi, nada em excesso é saudável e com o trabalho não seria diferente. “O trabalho é bom enquanto é prazeroso e traz o retorno suficiente para suprir projetos e sonhos. A partir do momento em ele impede o indivíduo de viver momentos que o aproximam desses objetivos, ele deixou de ser saudável e passou a ser uma doença”, conta.  A saúde mental e física dos workaholics é afetada e a ideia de que o empenho excessivo no trabalho trará realizações pessoais não passa de ilusão.

A quantidade de tempo dedicada a tarefas profissionais não supera a qualidade da utilização deste tempo. “Não é preciso trabalhar durante 99% do dia, mas sim focar-se para cumprir seus deveres com qualidade nas oito horas em que passa no escritório”, diz Cibele. O cansaço muitas vezes reduz a produtividade e só cria um ciclo vicioso. “É preciso alimentar-se bem e dormir bem para ter um desempenho satisfatório no trabalho”, explica a coach.

Por isso, assim que for detectada a doença é importante estabelecer uma rotina, com horários para cada tarefa diária. Comer, dormir, praticar atividade física, ficar com a família, devem constar na lista. “A tentação de trabalhar fora de hora irá surgir, pois todo vício tem sua fase de abstinência, mas a pessoa deve ter determinação e força de vontade para vencer essa barreira”, relata Cibele. Passada esta fase, o equilíbrio será alcançado e o trabalho, aliado ao lazer e satisfação pessoal, irá fazer com que os sonhos finalmente se realizem.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná. Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social. Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos. Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas. Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005). Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *