Renault cumpre objetivo de fazer 12 meses em 10

RenaultAumento da capacidade produtiva, renovação da gama de produtos e ampliação da rede de concessionárias: com uma estratégia apoiada nesses três pilares, a Renault do Brasil, que em 2013 completou 15 anos de produção no País, conseguiu atingir sua meta de realizar 12 meses em 10. No acumulado do ano a marca registrou 6,6% de participação de mercado, a mesma do ano anterior, e conquistou, no mês de dezembro, seu melhor resultado, com 7,7% de participação de mercado.

Ainda no início do ano, a Renault promoveu um projeto arrojado em sua fábrica que elevou a capacidade produtiva do Complexo Ayrton Senna de 280 mil para 380 mil veículos por ano. A obra, que absorveu investimentos de R$ 500 milhões (de um total de 1,5 bilhão para o período 2010-2015), foi concluída em oito semanas, conforme o planejado, um tempo recorde para a extensão do projeto.

Destas fábricas saíram dois modelos, completamente novos em 2013, o Master e o Logan, que contribuíram para a renovação da gama de produtos da marca no Brasil. Apresentado em março, o Master é o mesmo veículo que é comercializado hoje na Europa. Produzido em quatro versões diferentes, o utilitário é capaz de receber mais de 70 diferentes configurações e já é o segundo mais vendido no segmento dos veículos comerciais leves.

Já o Novo Logan, lançado no começo de novembro, agradou os consumidores e mereceu também o reconhecimento da mídia especializada, se destacando com os prêmios TopCar TV, como o melhor carro nacional até R$ 30.990; AutoPress, de “O Melhor do Ano” na categoria sedã; e “Melhor Compacto Nacional”, pela Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (Abiauto).

O modelo Sandero também registrou crescimento em 2013, conquistando a 7ª posição entre os veículos mais vendidos do País, enquanto o Duster alcançou a significativa marca de 100 mil unidades vendidas no Brasil.

Completando a estratégia de crescimento, em 2013 foram inauguradas 40 concessionárias, ou seja, 17% a mais que 2012, totalizando 275 revendas, com cobertura de 83% do território nacional.

Em plena expansão, nos últimos 3 anos a marca ganhou 100 lojas, das quais 38 estão localizados no Sudeste, 33 no Sul, 29 nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Também vale destacar que 72 destas revendas são em novas cidades, ou seja, não se restringem às capitais, e que 23 filiais inauguraram o novo conceito de Ponto Satélite ou Mini-Satélite. Estes pontos possuem uma estrutura enxuta e estão localizados em mercados pequenos (a partir de 1000 emplacamentos/ano) com uma população acima de 35.000 habitantes.

Continuar a fortalecer as relações com os clientes da marca também foi uma das prioridades para a Renault em 2013. O My Renault, plataforma digital lançada em novembro, reflete o compromisso da montadora em estar cada vez mais próxima dos consumidores. De caráter inovador, a ferramenta disponibiliza para os proprietários de veículos Renault uma série de informações úteis sobre seu carro, além de promover ações especiais, como a oferta de serviços e produtos, nas concessionárias da rede.

Em 2013, a Renault também deu continuidade a ações que visam promover o esporte e a cultura brasileira, sendo a patrocinadora oficial da 22ª edição do Festival de Teatro de Curitiba, o maior do gênero no País, e apoiando a prática de esportes no estado do Paraná.

“O ano de 2013 foi de grandes desafios, mas também de importantes conquistas. Os resultados alcançados confirmam que estamos em linha com as nossas metas. Nosso objetivo é continuar crescendo e alcançar 8% de participação de mercado em 2016”, destaca Olivier Murguet, presidente da Renault do Brasil.

O ano de 2013 também registrou conquistas no campo da mobilidade zero emissão. A Renault, que no âmbito da Aliança Renault-Nissan é líder mundial na comercialização de veículos movidos à eletricidade, vendeu no Brasil, ao longo do ano passado, 40 unidades de modelos elétricos destinados a instituições e empresas que desenvolvem projetos voltados ao uso e disseminação dessa tecnologia: CPFL Energia (2 unidades) Itaipu Binacional (32 unidades do Twizy) e FedEx  (6 unidades do modelo Kangoo Z.E. Maxi).

Outro fato de destaque de 2013 foi a Renault ser eleita pelo terceiro ano consecutivo como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar, segundo o guia da revista Você S/A, da editora Abril. Hoje a Renault conta com cerca de 6.700 colaboradores diretos, além de gerar outros 25 mil empregos indiretos só no Paraná.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 52 anos na área de jornalismo, sendo 50 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Há 25 anos é professora titular do curso de Jornalismo da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 19 anos de blog, mais de 50 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 21 prêmios, com destaque para Embrapa Floresta (Menção Honrosa em 2025); VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *