Nem toda dívida é ruim. Em alguns casos ela pode gerar resultados favoráveis para as empresas

dívidaQuando se fala em dívida, muitos empresários costumam associá-la a pendências e a descontroles gerenciais. Entretanto, a dívida pode ser uma importante ferramenta para diminuir os gastos de uma empresa e gerar resultados mais favoráveis do que se ela utilizasse apenas recursos próprios. Mas, antes de se falar em dívida, é preciso compreender que toda empresa nasce a partir dela, seja para com os sócios ou para com os credores, no caso, fornecedores e bancos. O principal objetivo de uma dívida é gerar valor e riqueza, através do financiamento de ativos.

Por exemplo, quando a empresa toma crédito para comprar uma máquina que vai render melhores receitas no futuro ou para gerenciar seu o fluxo de caixa, isso é sinal de que ela está investindo em seu ativo. Por outro lado, se tomar crédito para pagar despesas, isso significa que ela está tendo déficit de resultado, Neste caso, é necessário realizar ajustes de gestão.

É importante o que os empresários tenham consciência, que todo recurso que entrar na empresa tem um custo, principalmente quando se trata de  dívidas com bancos ou com sócios. Esse custo é pago através de juros, no caso dos bancos, e com a remuneração de expectativas, em se tratando dos sócios.

E daí surge a seguinte dúvida: o que vale mais a pena, emprestar dinheiro  dos bancos ou utilizar recursos dos sócios? Para o administrador e professor Vanderson Silva, as duas opções são válidas. Quando uma empresa empreende o capital, ela presta contas de suas operações e dos resultados que suas escolhas geram através da Demonstração do Resultado de Exercícios (DRE), documento onde se registram as receitas, custos, despesas e os resultados que empresa tem em um determinado período.

Assim, quando uma empresa toma dinheiro emprestado em um banco, as despesas são registradas nesse documento e reduzem o resultado final da empresa. Já os empréstimos dos sócios não são registrados.

Portanto, para analisar a estrutura de capital e escolher a melhor fonte de recurso, é fundamental contar com a ajuda de um especialista e analisar junto com ele as possíveis ações que podem levar a empresa a melhorar a sua estrutura de capital.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *