Crise afeta setor de beleza e empresários se obrigam a melhorar a gestão dos seus negócios

A crise econômica também respingou no setor de cosméticos e beleza. Nos últimos três anos a queda no faturamento chega a 25%. Isso não significa que as mulheres deixaram de se cuidar, mas diminuíram seus gastos. Em média, quem fazia tratamentos capilares oito vezes ao ano reduziu para cinco; as colorações, que antes da crise, em média, eram feitas quatro vezes ao ano, caíram para duas. Já o corte de cabelo feminino continua sendo realizado, em média, três vezes ao ano.
Todas essas mudanças provocadas pelo aumento do desemprego e a consequente queda na renda dos consumidores obrigaram os empresários a serem mais criativos e a melhorarem a gestão de seus negócios. Eu conversei com o proprietário da marca italiana no Brasil, Philip Martin´s, José Neuro Turcatto, e ele me disse que há três anos começou trabalhando com o conceito de luxo. Porém, diante da situação econômica optou por rever o posicionamento da marca, se adequou ao perfil do consumidor curitibano, investiu em marketing e divulgação e o resultado alcançado foi uma curva inversa do mercado. Hoje, o salão trabalha com uma ocupação de 86%, enquanto que os melhores salões de beleza do País apresentam uma taxa de 75%.
Segundo Turcatto, o grande mercado no Brasil é a recuperação do cabelo das mulheres, cuja qualidade é ruim diante do uso de produtos altamente tóxicos. O Philip Martin´s, de Curitiba, é o único salão de beleza no Brasil que trabalha com 100% de produtos orgânicos, cuja demanda dobrou entre os anos 2015 e 2017.
Diante dos bons números apresentados, Turcatto foi convidado pelos detentores da Philip Martin´s na Itália, que é líder mundial na produção de cosméticos orgânicos, para comandar o projeto de expansão da marca no Brasil.
Segundo o empresário me adiantou, as cidades de Londrina ou Maringá, Campinas, e Balneário Camburiú estão entre os primeiros locais escolhidos para receber o conceito orgânico e a nova forma de atendimento nos salões de beleza e centros estéticos. A expectativa da Philip Martin´s é concessionar mais 30 unidades no Brasil no período de cinco anos. São duas modalidades de investimento. A primeira inclui concessão do kit completo com Salão de Beleza (HairSpa) e Loja Conceito (Concept Store) no mesmo espaço, montado ou remodulado conforme os padrões da marca.
A segunda opção contempla também concessionários que já possuem um salão de beleza em funcionamento, mas pretendem migrar para um segmento seleto, diferenciando-se assim da concorrência, pois a marca exige que haja apenas uma unidade em cada cidade escolhida. Para estes investidores, fica vedada a utilização de cosméticos convencionais. O investimento varia de R$ 150 mil a R$ 290 mil, dependendo da cidade. “Um dos nossos objetivos é inserir o conceito saudável como opção dentro dos salões. O diferencial está na qualidade dos produtos orgânicos, livres de substâncias tóxicas e que não agridem a saúde da pele e dos cabelos. É uma tendência que se confirma a cada dia”, comenta Turcatto.
Outro ponto esclarecido pelo empresário é com relação ao treinamento dos profissionais. Segundo ele, a unidade Curitiba está preparada para realizar o treinamento dos profissionais, já que a forma de aplicação e manuseio dos produtos é diferente, principalmente das tintas, que só podem ser utilizadas por profissionais treinados. “O treinamento contempla todo o histórico da marca, formas de uso e de aplicação, conceito orgânico e atendimento, além de ser uma excelente oportunidade para os profissionais que buscam aperfeiçoamento e diferenciais ”, diz Turcatto.
Para o empresário, “o exigente público curitibano serviu como termômetro para saber como os consumidores receberiam o conceito orgânicos fora do segmento de alimentos e o catálogo de produtos e serviços chamou muito atenção, assim como esperamos que aconteça em Campinas, que também tem um perfil exigente e de bom gosto”, conclui.
A Phillip Martin’s é uma empresa familiar, que nasceu na Itália e os cosméticos naturais e orgânicos conquistaram personalidades como a duquesa de Cambridge, Kate Middleton e o estilista Italiano Valentino Garavani, que já declararam publicamente usar os produtos da marca.








