5 apps gratuitos que todo empreendedor deve ter em seu smartphone

Ter um negócio próprio não é tarefa fácil, ainda mais quando se é um pequeno empresário. Muitos precisam conciliar diversas funções, tornando-se responsáveis, por exemplo, pela gerência, contabilidade e comunicação da empresa. A boa notícia é que, com a tecnologia, aplicativos podem ajudar o empreendedor a tomar decisões mais ágeis e trazem mais praticidade e eficiência para os processos do dia a dia. Confira os cinco aplicativos que podem ser aliados dos empreendedores na gestão de seus negócios:

Slack – Se comunique!
O aplicativo de comunicação de equipes permite troca de mensagens de texto e voz, além de envio de vídeos e documentos. Com o Slack é possível criar grupos de conversas para comunicação entre pessoas envolvidas em um mesmo projeto, reduzindo a troca de e-mails entre elas. Todas as conversas e arquivos enviados ficam armazenados no sistema e podem ser encontrados facilmente por meio de seu mecanismo de busca. O app está disponível apenas em inglês, em versões para iOS e Android.

Evernote – Anote tudo!
É um aplicativo que possibilita que os empreendedores criem e armazenem notas de diversos assuntos, em formatos de texto, áudio e foto. Também permite adicionar links, listas de verificação, tabelas e anexos às notas produzidas. Todas as informações podem ser acessadas pelo computador, celular ou website e compartilhadas com qualquer pessoa. A plataforma possui quatro opções de plano e conta com versões para iOS e Android.

VExpenses – Chega de recibos de papel!
O VExpenses é um aplicativo que facilita a gestão de reembolsos de viagens e despesas corporativas ao possibilitar o cadastro de gastos e inclusão em relatórios pelo próprio celular. Com a tecnologia, é possível fazer análises, limitar despesas,â?¯visualizar de forma rápida o gasto médio dos funcionários e controlar o cartão corporativo. Outra vantagem é aumentar a produtividade – com o uso do app, é possível reduzir em 88% o tempo gasto pela empresa com estas tarefas. O app tem disponibilidade para Android e iOS e pode ser baixado gratuitamente.

Primer – Invista na capacitação!
O Google lançou um aplicativo para iOS e Android com aulas gratuitas de marketing digital para empreendedores que estão começando um negócio. O programa traz lições diárias sobre diversos temas e novas aulas são adicionadas semanalmente. Além disso, o app permite que o usuário faça o download do conteúdo e estude mesmo quando estiver sem acesso à internet.

LinkedIn – Se relacione!
Networking é fundamental para todos os profissionais, principalmente para quem é empreendedor. O app do LinkedIn permite o acesso à sua rede profissional, além de possibilitar postar novidades, conversar em grupos de interesses empresariais similares e acompanhar o seu mercado de atuação. Disponível para iOS, Android e Windows Phone.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin, natural de Curitiba, é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e pós-graduada em Finanças Corporativas pela Universidade Federal do Paraná.Profissional com experiência de 50 anos na área de jornalismo, sendo 48 somente na área econômica, com trabalhos pela Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio e Jornal Gazeta do Povo. Também foi assessora de imprensa das Secretarias de Estado da Fazenda, da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico e da Comunicação Social.Desde abril de 2006 é colunista de Negócios da Rádio BandNews Curitiba e escreveu para a revista Soluções do Sebrae/PR. Também é professora titular nos cursos de Jornalismo e Ciências Contábeis da Universidade Tuiuti do Paraná. Ministra cursos para empresários e executivos de empresas paranaenses, de São Paulo e Rio de Janeiro sobre Comunicação e Língua Portuguesa e faz palestras sobre Investimentos.Em julho de 2007 veio um novo desafio profissional, com o blog de Economia no Portal Jornale. Em abril de 2013 passou a ter um blog de Economia no portal Jornal e Notícias. E a partir de maio de 2014, quando completou 40 anos de jornalismo, lançou seu blog independente. Nestes 16 anos de blog, mais de 35 mil matérias foram postadas.Ao longo de sua carreira recebeu 20 prêmios, com destaque para o VII Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º e 3º lugar na categoria webjornalismo em 2023); Prêmio Fecomércio de Jornalismo (1º lugar Internet em 2017 e 2016);Prêmio Sistema Fiep de Jornalismo (1º lugar Internet – 2014 e 3º lugar Internet – 2015); Melhor Jornalista de Economia do Paraná concedido pelo Conselho Regional de Economia do Paraná (agosto de 2010); Prêmio Associação Comercial do Paraná de Jornalismo de Economia (outubro de 2010), Destaque do Jornalismo Econômico do Paraná -Shopping Novo Batel (março de 2011). Em dezembro de 2009 ganhou o prêmio Destaque em Radiodifusão nos Melhores do Ano do jornal Diário Popular. Demais prêmios: Prêmio Ceag de Jornalismo, Centro de Apoio à Pequena e Média Empresa do Paraná, atual Sebrae (1987), Prêmio Cidade de Curitiba na categoria Jornalismo Econômico da Câmara Municipal de Curitiba (1990), Prêmio Qualidade Paraná, da International, Exporters Services (1991), Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril (1992), Prêmio destaque de Jornalismo Econômico, Fiat Allis (1993), Prêmio Mercosul e o Paraná, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (1995), As mulheres pioneiras no jornalismo do Paraná, Conselho Estadual da Mulher do Paraná (1996), Mulher de Destaque, Câmara Municipal de Curitiba (1999), Reconhecimento profissional, Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (2005), Reconhecimento profissional, Rotary Club de Curitiba Gralha Azul (2005).Faz parte da publicação “Jornalistas Brasileiros – Quem é quem no Jornalismo de Economia”, livro organizado por Eduardo Ribeiro e Engel Paschoal que traz os maiores nomes do Jornalismo Econômico brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *